Etanol

SP-AGRO pede urgência na aprovação de medidas emergenciais para evitar colapso no setor sucroenergético

Redação/Assessoria
19/05/2020 10:39
Visualizações: 771

Presidida pelo deputado Itamar Borges, a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-AGRO) encaminhou ofício ao Governo de SP pleiteando ações para estimular o consumo interno do etanol. A desaceleração da economia e as medidas adotadas para controle da disseminação do novo coronavírus, agravados pelos baixos preços internacionais do petróleo, já repercutem sobre as vendas do biocombustível, que tem sido vendido abaixo de seu valor de custo.

Divulgação

No documento, a SP-AGRO, juntamente com o Fórum Paulista do Agronegócio e entidades do setor, solicita a equiparação do ICMS da gasolina aos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com o objetivo de ampliar a competitividade do etanol; e fornecimento de crédito presumido para as empresas paulistas. Ações para estimular o consumo interno deste combustível limpo, não fóssil, contribuindo com a limpeza do ar que é um importante aliado no combate ao novo coronavírus, além de favorecer a sustentabilidade, geração de empregos e a indústria brasileira.

"O etanol é um dos produtos mais impactados pela crise do coronavíris e o setor clama por socorro e aprovação de medidas emergenciais para garantir o funcionamento de toda uma cadeia produtiva", fala o deputado Itamar. "O setor sucroenergético é muito importante para a economia do país. É uma tecnologia brasileira, referência no mundo todo, por ser uma energia renovável, menos agressiva ao meio ambiente. Por isso, precisamos garantir mais competitividade para o etanol perante a gasolina, especialmente neste momento", complementa Itamar Borges.

"É preciso unir esforços para que o setor continue movimentando a economia e contribuindo para a geração de emprego e renda. A demanda por etanol estava firme. De março pra cá, o mercado virou e a cultura da cana-de-açúcar sofreu um forte baque e o futuro do biocombustível é cada vez mais incerto. O Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso do etanol como combustível. Devemos investir e cuidar do que é nosso", finaliza o deputado Itamar.

Divulgação

No estado de São Paulo, são cerca de 160 usinas e destilarias, 14 mil fornecedores de cana-de-açúcar, num total de 900 mil empregos diretos e indiretos, em quase 470 cidades paulistas, segundo a UNICA. Desde o início da pandemia, o preço do petróleo caiu 40%, para abaixo de US$ 30 o barril. Isso derrubou o preço da gasolina, que, por consequência, afeta diretamente o etanol.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23