PD&I

Startups apoiadas pelo PIPE da Fapesp são selecionadas em programa da Votorantim Metais

Redação/Assessoria
24/02/2017 09:55
Visualizações: 1169

Três startups apoiadas pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas empresas (PIPE) da Fapesp tiveram seus projetos selecionados entre os 115 que disputaram a primeira edição do programa Mining Lab da Votorantim Metais.

Com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e da aceleradora de startups Techmall, o programa busca conhecer, selecionar e desenvolver novos projetos e ideias que contribuam com soluções inovadoras na área de nanotecnologia e energias renováveis voltadas para a mineração.

As sete empresas responsáveis pelos oito projetos têm prazo até 1º de setembro para desenvolver os projetos selecionados. A Votorantim Metais poderá investir no desenvolvimento das soluções das empresas selecionadas, bem como estabelecer parcerias para busca de investimentos, compra ou distribuição dos produtos e serviços das startups.

A empresa nChemi, spin-off do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, teve selecionado projeto que utiliza a nanotecnologia para a recuperação de íons em águas residuais.

Constituída em 2015 com o apoio do PIPE, a nChemi desenvolve nanopartículas de óxido de metal com aplicação bastante diversificada em diversos setores industriais (leia mais sobre a nChemi em http://pesquisaparainovacao.fapesp.br/140).

A Tau Flow Engenharia, com sede em Curitiba e Campinas, teve dois projetos selecionados. O primeiro, na área de nanotecnologia, propõe o aumento do rendimento da recuperação das nanopartículas de zinco com uso da ciência da fluidodinâmica computacional (CFD). E o segundo, na área de eficiência energética, também utiliza CFD para modelar e simular o forno do óxido de zinco e para identificar os fatores que geram as perdas do processo, propondo soluções para o aumento da eficiência energética.

A Tau tem o apoio da FAPESP para integrar tecnologias de controle térmico com CFD para aumentar a produtividade em criadouros de animais. O projeto, em curso, prevê o desenvolvimento de um kit que será utilizado para a avaliação do ambiente térmico em criadouros.

Na área de Bioenergia, a Bioware Desenvolvimento de Tecnologia de Energia e Meio Ambiente, de Campinas, teve selecionado projeto de desenvolvimento de tecnologia de pirólise rápida de biomassa para obtenção de bio-óleo para transformação em biomassa padronizada líquida.

A empresa teve o apoio do PIPE para desenvolver um sistema contínuo de produção de briquetes de biomassa torrificados e, posteriormente, para o desenvolvimento de tecnologia para a produção de fertilizantes de liberação lenta à base de bio-óleo, obtidos no processo de pirólise rápida da biomassa canavieira e do capim-elefante.

Na primeira etapa do Mining Lab, dos 115 inscritos foram selecionados 18 projetos. A segunda etapa, de imersão, teve um cronograma de 17 dias em Belo Horizonte, Minas Gerais, com intensos treinamentos sobre os processos da VM e sobre visão de mercado, promovido pela aceleradora Techmall.

Também foram selecionadas pelo programa projetos das empresas Ecoterra (Bioenergia), Zeg Environmental (Bioenergia), Ecosoluções (Bioenergia) e Bchem Solutions (Bioenergia).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.