Valor Econômico
Mesmo sem o anúncio oficial de que a Petrobras deverá optar por Pernambuco para implantar uma refinaria no Nordeste, o governo estadual já está elaborando projetos para ampliar a infra-estrutura portuária de maneira a receber o projeto orçado em cerca de US$ 2 bilhões e capacidade estimada de produção em 200 mil barris/dia.
O objetivo é dotar Suape de um píer com capacidade para atender petroleiros com até 150 mil toneladas de peso bruto e aumentar o calado na bacia de evolução e no canal de navegação do porto externo dos atuais 15,5 metros e 16,5 metros, respectivamente, para 18 metros de profundidade. O projeto está orçado em US$ 25 milhões.
De acordo com o consultor responsável pela coordenação do estudo encaminhado à Petrobras, Walter Moreira Lima, o Estado disse que pode vir a ser parceiro da estatal e da PDVSA na construção do píer que deverá ter 300 metros de extensão. "O local escolhido é o mais seguro de toda a região e um dos melhores do país, porque os navios estarão abrigados no molhe, reduzindo os riscos de avarias e vazamentos. Tecnicamente estamos bem situados", afirma. Segundo ele, caso o empreendimento vá para outras áreas do Nordeste a operação se tornará mais custosa, já que seria necessário o uso de bóias para minimizar os riscos da operação dos navios.
O projeto prevê que as obras do píer comecem poucos meses após o anúncio oficial do local onde a refinaria será implantada. Espera-se que o anúncio ocorra ainda este semana, provavelmente durante a Reunião de Cúpula da Comunidade Sul-Americana de Nações, que acontece nos dias amanhã e quinta-feira em Brasília. Recentemente, o representante da Venezuela na Opep reafirmou a intenção da PDVSA de investir em Pernambuco.
A duração das obras é estimada em um ano. "Como a refinaria levará cerca de quatro anos para ser concluída temos tempo suficiente", diz Lima. A perspectiva é de que até seis petroleiros utilizem o píer mensalmente, que levarão petróleo para a refinaria através de dolphins e de sistemas de encanamentos por cerca de sete quilômetros até o local de refino.
Fale Conosco