Meio ambiente

Supergasbras amplia ações que reduzem as emissões de CO₂ no Meio Ambiente

Companhia adquire frota elétrica e investe no futuro de biocombustíveis.

Redação TN Petróleo/Assessoria Supergasbras
04/06/2025 13:09
Supergasbras amplia ações que reduzem as emissões de CO₂ no Meio Ambiente Imagem: Divulgação Visualizações: 358 (0) (0) (0) (0)

A Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy, líder mundial na distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo, amplia suas ações de sustentabilidade em um movimento que reforça seu compromisso com a redução das emissões de escopos 1, 2 e 3.  A empresa vem realizando auditorias de eficiência energética em suas unidades de engarrafamento para identificar melhorias que visam reduzir o consumo de energia elétrica e combustível – reduzindo, assim, as emissões estacionárias de escopo 1 e 2. Além disso, estipulou medidas e metas na sua frota de transporte, como uso de combustíveis menos poluentes ou elétricos. 

Como distribuidora de GLP, cerca de 95% de suas emissões de escopo 1 estão relacionadas ao consumo e uso de combustíveis fósseis em sua frota. Uma iniciativa importante é o uso obrigatório de etanol na frota leve, composta por mais de 600 veículos. A meta para 2025 é ter mais de 99,5% dessa frota abastecida com o combustível. Até o momento, essa medida contribuiu para uma redução de 10% nas emissões de escopo 1. 

Para a frota pesada, a companhia tem trabalhado constantemente para alcançar a eficiência logística, com base na otimização da rota de entrega, telemetria nos caminhões, ou substituição de caminhões por novas tecnologias. Em Caxias (RJ), está em andamento o projeto piloto, onde estão sendo testados caminhões movidos a uma mistura de diesel e biogás. Cada veículo pode reduzir entre 15% e 30% a emissão de gás carbônico. 

Mais recentemente, através de financiamento do BNDES, por meio da Linha do Fundo Clima, a Supergasbras adquiriu mais de 50 caminhões elétricos para transporte de GLP. Os modelos já estão em circulação nas cidades de Caxias (RJ) e Mesquita (RJ), Uberlândia (MG) e São José dos Campos (SP). Nas próximas semanas, eles também serão levados para as ruas de Londrina e Araucária, no Paraná, e em Canoas, no Rio grande do Sul. Em julho, será a vez das unidades de Campo Grande (RJ) e Betim (MG) receberem alguns modelos da frota elétrica.  

"Para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, adotamos medidas que impactam a governança e a seleção de novos projetos. Desde 2021 nossos programas de sustentabilidade reduziram mais de 3.700 toneladas de CO₂" afirma o Diretor de Operações da Supergasbras, Rubens Ramos (foto).  

Fontes Renováveis  

Considerando o escopo 2, atualmente, 80% do consumo de energia elétrica da Supergasbras é proveniente de fontes renováveis, com rastreabilidade garantida pelo certificado internacional IREC, presente em 16 engarrafadoras. A meta é ter 100% de suas unidades consumindo apenas energia renovável até o fim deste ano. Além disso, a empresa possui geração própria de energia solar em três cidades do Rio de Janeiro: Mesquita, Campo Grande e Barra Mansa. Além de reduzir as emissões de sua cadeia de valor, a empresa também investe na redução das emissões intrínsecas do produto, que representam mais de 90% das emissões do escopo 3.  

Desde 2021, a Supergasbras iniciou uma área de biocombustíveis no Brasil, focada no desenvolvimento de tecnologias para a produção de BioGL, a contrapartida renovável do GLP. A companhia mantém o investimento em projetos de pesquisa com seis universidades federais do país: UFF, UFRJ, UFMG, UFSC, UFBA e a empresa Junior Propeq-Unicamp), que visam produzir BioGL, a partir de matérias-primas renováveis, como bagaço de cana-de-açúcar, sorgo de milho, resíduos de soja e eucalipto e resíduos sólidos urbanos.  

As universidades brasileiras, juntamente com outros 16 institutos de pesquisa internacionais, integram um HUB Global para o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de BioGL pela SHV Energy, empresa holandesa da qual a Supergasbras é a unidade de negócios no Brasil. 

"Essas iniciativas desempenham um papel estratégico na construção de uma cadeia de valor mais eficiente e sustentável do Meio Ambiente. Acreditamos em parcerias e boas práticas para acelerar essa jornada. Seguimos com seriedade, inovação e propósito", conclui Rubens Ramos.  

 

Sobre a Supergasbras  - A Supergasbras é uma empresa do grupo holandês SHV Energy, líder mundial na distribuição de Gás liquefeito de Petróleo (GLP), com mais de 100 anos de experiência. Nosso negócio é levar energia limpa e eficiente para milhões de brasileiros, seja nas suas casas, comércios, indústrias ou agronegócio. Os mais de 78 anos de atuação no Brasil nos posiciona como uma das principais distribuidoras nacionais de GLP - comercializamos cerca de 1,5 milhão de toneladas do produto por ano com aproximadamente 20% de participação de mercado. O volume atende a aproximadamente 10 milhões de famílias e a mais de 60 mil clientes B2B.    

O GLP é engarrafado e entregue em recipientes de 13 kg, 20kg e 45 kg ou, em tanques maiores – começando pelo de 190kg –, fornecido a granel com medição individual para condomínios e clientes B2B. A excelência na operação é garantida por mais de 4 mil colaboradores, distribuídos em 20 unidades (17 engarrafadoras – uma delas, inclusive, é o maior parque engarrafador da América Latina, em Duque de Caxias) e mais de nove mil postos de revendas.    

Desenvolvemos uma série de projetos com foco em transformação digital, experiência do cliente, inovação e desenvolvimento sustentável do negócio. Todos os nossos botijões passam por requalificações periódicas na Qualival, nossa unidade própria para este fim – uma exclusividade do mercado. Somos certificados com a norma ISO 9001:2015, que incentiva a qualidade dos processos de uma organização, e estamos sempre de olho no futuro.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Startups
EDP procura startups com soluções inovadoras para renováveis
18/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Comunicação
Aberje lança diretrizes para comunicação em desastres cl...
14/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
Transição Energética
ENGIE Day celebra 10ª edição com debates sobre regulação...
26/06/25
Etanol de milho
Abertura da China amplia parceria estratégica para copro...
25/06/25
Etanol
ORPLANA recebe apoio de associações em defesa do CONSECA...
25/06/25
Evento
FIEE realizará 1º Congresso da Indústria Eletroeletrônic...
24/06/25
Energia elétrica
Selco economiza mais de R$ 110 mil em oito meses ao migr...
24/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.