GLP

Supergasbras irá investir na construção de terminal para armazenamento de GLP no Porto do Pecém, CE

Redação TN Petróleo/Assessoria
28/03/2022 10:07
Supergasbras irá investir na construção de terminal para armazenamento de GLP no Porto do Pecém, CE Imagem: Divulgação Visualizações: 1808 (0) (0) (0) (0)

A Supergasbras, empresa do Grupo SHV Energy, firmou acordo com o Complexo do Pecém, no Ceará, para investir na construção de um terminal para armazenamento de gás liquefeito de petróleo (GLP), no Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Fortaleza. Com a assinatura de um pré-contrato, a Supergasbras garante a área necessária para a construção do empreendimento.

Com capacidade para movimentar 480 mil toneladas/ano, o terminal de tancagem será utilizado para armazenar GLP que chegará ao Brasil em navios oriundos, em sua maioria, do mercado norte-americano. O investimento está estimado em R$ 920 milhões e em sua fase de construção deverá gerar aproximadamente 200 empregos diretos.

A iniciativa faz parte do plano estratégico da companhia para investimento em infraestrutura a fim de garantir o recebimento do GLP, seja importado ou mesmo de outros polos produtores no Brasil. O Brasil importa, hoje, cerca de 20% de todo o GLP consumido nacionalmente. Com este investimento haverá uma melhora significativa da infraestrutura para suprimento primário de GLP no Nordeste.

“O Brasil é um grande mercado para o Grupo SHV Energy e acreditamos que investir agora em infraestrutura será crucial para o novo cenário de suprimento primário que já vem se tornando realidade com a privatização das refinarias no país e a redução da participação da Petrobras na importação de GLP”, afirma Júlio Cardoso (foto), presidente da Supergasbras. “É necessária ainda a manutenção de níveis mínimos de estabilidade regulatória que propiciem cada vez mais investimentos como esse, que tendem a beneficiar clientes e consumidores finais na medida em que se aumenta a oferta de produto”, completa.

“A chegada da Supergabras ao Complexo do Pecém enriquece o nosso mix de produtos, pois passamos a ofertar aqui, pela primeira vez, um parque de tancagem para o gás liquefeito de petróleo (GLP). Ou seja, a partir do nosso terminal portuário vamos reforçar a distribuição do tradicional gás de cozinha na região Nordeste, pois contaremos com a reconhecida expertise da Supergasbras, uma empresa que já faz parte do dia a dia dos brasileiros”, conclui Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22