Portos

Svitzer Brasil impulsiona projetos de eletrificação e sustentabilidade nos portos brasileiros

Expectativa com as iniciativas é reduzir em mais de 15% as emissões de CO2.

Redação TN Petróleo/Assessoria Svitzer
25/02/2025 15:52
Svitzer Brasil impulsiona projetos de eletrificação e sustentabilidade nos portos brasileiros Imagem: Divulgação Visualizações: 2005

A Svitzer, líder global em serviços de reboque e apoio portuário, está desde 2015 comprometida com a transformação sustentável das operações no Brasil. Atualmente, a empresa opera em nove portos brasileiros – Itaqui, Salvador, Suape, Pecém e Fortaleza (Mucuripe), Santos, Vitória, Rio Grande, São Francisco do Sul e Itapoá, Paranaguá e Antonina –, e busca implementar soluções inovadoras alinhadas às práticas ESG (ambientais, sociais e de governança). A companhia iniciou o ano de 2025 avançando em parcerias e soluções de eletrificação em portos nacionais, como Paranaguá e Salvador. Há também outros portos com soluções semelhantes já em operação em Santos e Suape, que também possui a participação da companhia.

De acordo com Daniel Cohen, presidente da Svitzer no Brasil, o uso de postos eletrificados no Brasil é uma novidade que tende a crescer no país e gera múltiplos benefícios às empresas e meio ambiente: "Um rebocador quando não está em operação, bem como navios, por exemplo, mantém um gerador ligado, mesmo atracado, o que consome combustível para manter as funções da embarcação que precisa estar a postos para atender os chamados. Com os novos sistemas de fornecimento de energia, mais conhecidos como Onshore Power Supply (OPS), disponibilizados em terra, em um posto eletrificado, os rebocadores são alimentados por energia elétrica limpa, reduzindo a queima de combustível e emissão de CO2", esclarece. "Temos a expectativa de diminuir mais de 15% as emissões de CO2 com essas iniciativas de Onshore Power Supply", diz Daniel Cohen.

Segundo o executivo, o Porto de Santos é um exemplo recente de posto de eletrificação para rebocadores. Em uma parceria com as operadoras atuantes no local, Sindicato Nacional das Empresas de Navegação de Apoio Portuário (Sindiporto) e a Autoridade Portuária de Santos (SPA), a inovação foi implementada em novembro de 2024, e há 3 postos de carregamento disponíveis já em utilização. Atualmente a implementação de um projeto de eletrificação para rebocadores está avançando em parceria a Companhia das Docas do Estado da Bahia e Paranaguá/PR.

A Svitzer reafirma seu compromisso com um futuro mais sustentável, integrando a sustentabilidade em cada aspecto do seu negócio – desde a operação diária até a gestão de suas frotas. Com foco no bem-estar das pessoas, na criação de empregos e na escolha consciente dos combustíveis utilizados, a empresa traçou uma estratégia audaciosa de descarbonização, que se desdobra em duas fases. Na primeira, a meta é reduzir em 50% a intensidade de CO2 de sua frota internacional, até 2030. E até 2040, as operações globais da companhia sejam neutras em carbono.

Sobre a Svitzer - A Svitzer é um fornecedor líder mundial de serviços de reboque e marítimos. A sua atividade principal consiste em prestar assistência a grandes embarcações marítimas nas manobras de entrada e saída de portos e terminais para atracar e desatracar. Com mais de 450 embarcações em sua frota mundial, os serviços da Svitzer desempenham um papel crucial como parte da infraestrutura portuária. A Svitzer foi fundada em 1833 e serve aproximadamente 2.000 clientes em mais de 140 portos e 40 terminais em 37 países. Leia mais em www.svitzer.com.

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