Rio Oil & Gas 2010

Tecnologia para águas profundas

Torre de Risers utilizada pela Total no desenvolvimento dos campos de Girassol e CLOV, na Angola, e o Acergy Borealis, embarcação estado-da-arte, são os dois carros-chefes da exposição da norueguesa Acergy na Rio Oil & Gas 2010.

Redação
15/09/2010 12:00
Visualizações: 762

A Torre de Risers Hyperflow e o Acergy Borealis são os dois carros-chefes da exposição da norueguesa Acergy na Rio Oil & Gas 2010.

Solução para operações em águas profundas, a Torre de Riser da Acergy é resultado de 15 anos de estudos sobre o comportamento hidrodinâmico de estruturas submarinas em águas profundas. Adotada pela primeira vez no Projeto de Desenvolvimento em águas profundas do campo de Girassol, da Total, a Torre de Risers consiste de um feixe de risers de diâmetros e funções variadas (produção, injeção de gás e água, linha de serviço, riser de gás injetado), que, em conjunto, formam uma estrutura adaptável. Existem hoje dois HRTs em construção no campo de CLOV (Cravo, Lírio, Orquídea e Violeta), também da Total, ambos em Angola.

“Essa é uma solução adaptada para o pré-sal que pode trazer como benefício a redução do peso nas unidades flutuantes de produção”, explica Geraldo Chaves, engenheiro de desenvolvimento de negócios da Acergy para a América do Sul.

Já o Acergy Borealis, embarcação estado-da-arte com entrega prevista para 2012 tem como diferencial a capacidade de executar diferentes tarefas, desde a instalação de equipamentos, lançamentos de dutos rígidos até a realização de conexões. “Isso representa uma redução do número de barcos necessários no desenvolvimento de um campo”, explica.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.