O Tecon Salvador, administrado pelo Grupo Wilson, Sons, registrou de janeiro a fevereiro de 2012 um crescimento de 43% nos embarques dos segmentos químico e petroquímico, em comparação com igual período de 2011. Ao todo, foram 41.943 toneladas destinadas ao comércio exterior, que comprovam o aumento dos investimentos no estado.
A maior parte da carga está destinada aos países do Mercosul, em especial a Argentina. Os EUA também se destacaram nas importações de produtos desses segmentos. Estes dois países foram responsáveis por 41% do fluxo de destino dos químicos e petroquímicos embarcados no terminal.
O Tecon Salvador é um importante vetor logístico e estratégico para escoar as cargas do Polo Petroquímico de Camaçari, segmento corresponde a 24% das exportações do porto da capital baiana. Quando somadas as movimentações do mercado interno, utilizando os modais de cabotagem e longo curso, o terminal registra um incremento de 55% nos embarques do segmento, totalizando nos dois primeiros meses do ano 75.686 toneladas movimentadas.
Investimentos
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) a previsão de investimentos no setor, em 2012, será de US$ 4,8 bilhões, volume 85% maior do que o previsto para 2011. Só o Polo de Camaçari receberá aportes de R$ 2,5 bilhões para implantação de novas indústrias e ampliação de existentes, segundo informações da Secretária da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia.
Com a realização dos investimentos no estado, o segmento poderá aumentar sua participação na pauta das exportações, além de incremento das importações e transporte no mercado interno via cabotagem, confirmando a importância do setor para balança comercial e econômica local.