Teve início ontem (1) no Centro de Convenções Pernambuco (Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho) em Recife (PE), o 24º Congresso Brasileiro de Manutenção. Promovido pela Associação Brasileira de Manutenção (ABRAMAN), o evento conta com o patrocínio do Governo Federal, Petrobras,
RedaçãoTeve início ontem (1) no Centro de Convenções Pernambuco (Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho) em Recife (PE), o 24º Congresso Brasileiro de Manutenção. Promovido pela Associação Brasileira de Manutenção (ABRAMAN), o evento conta com o patrocínio do Governo Federal, Petrobras, Chesf, IBM, ManServ, NSK, SKF, e apoio da Federação Ibero-Americana de Manutenção, ABTCP e ABM.
O evento tem como objetivo promover a troca de experiências entre os profissionais de manutenção, através da divulgação do da gestão, métodos e técnicas de trabalho, assim como, apresentar o progresso tecnológico e as modernas técnicas de gerenciamento e execução, visando a melhoria da qualidade, produtividade, segurança, preservação ambiental e racionalização de custos na Manutenção.
A programação técnica do evento conta com painéis, conferências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos técnicos, palestras técnico-comerciais, visitas técnicas e mini-cursos. A programação do 24º CBM conta ainda com 11 Mesas Redondas, quatro Conferências Nacionais, três Conferências Internacionais, um Painel, onde o tema do evento será abordado por especialistas de diversas áreas, 16 Palestras de Inovações Tecnológicas e a apresentação de mais de 50 Trabalhos Técnicos.
“Ao longo desses 25 anos temos renovado a visão de crescimento das atividades de manutenção”, afirmou durante a solenidade de abertura, José Eduardo Lobato, presidente da Abraman. “Em 2010 estaremos comemorando não só o 25 aniversário da Associação, mas um quarto de século de congressos e exposições sem interrupções”, comemorou.
“A manutenção é determinante para a proteção da margem dos negócios, mesmo em momentos de crise, pois são nestas ocasiões que a produção eficiente, com custos menores, faz a diferença”, explicou. “É um erro reduzir os orçamentos de manutenção na ilusão de obter um impacto positivo no bottom line das operações. As conseqüências desta estratégia serão justamente opostas: depreciação rápida dos ativos e pressões de custos sobre as empresa”.
“Pernambuco possui hoje um crescimento acima da média dos estados brasileiros”, comentou o diretor presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes. “Empreendimentos estruturados como o do Estaleiro Atlântico Sul, da Refinaria Abreu e Lima, Plantas Petroquímicas e o Complexo de Suape geram oportunidades e atraem investimentos”.
A cerimônia de abertura do Congresso contou com a participação do escritor Ariano Suassuna que ministrou uma de suas famosas aulas-show. Além da programação técnica, estão programadas visitas ao Complexo do Porto de Suape, ao Centro de Operações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e à Usina de Açúcar Santa Teresa. Os participantes podem conferir também a 23ª Expoman, feira de exposição de produtos, serviços e equipamentos de manutenção. A edição deste ano já entrou para a história da Abraman como a maior em número de empresas expositoras, contabilizando 112.
A última edição do evento, realizada em 2008, em Santos (SP) contou com a presença de 4.500 pessoas participantes, mais de 1100 congressistas, 112 empresas expositoras, 400 sinopses de trabalhos técnicos enviados e mais de 60 diferentes assuntos abordados em conferências nacionais e internacionais, mesas redondas, palestras técnico-comerciais e trabalhos técnicos.
Fale Conosco
22