Recorde

Térmicas no CE ampliam geração

Diário do Nordeste
11/08/2010 10:15
Visualizações: 1347
O Brasil bateu, no último sábado, seu recorde diário de geração de energia por meio de usinas termelétricas. Foram gerados 6.118 MW (megawatts) médios. A marca foi batida em um momento no qual o consumo de energia aumenta e o nível dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste para esta época do ano é o mais baixo desde 2002. O recorde anterior era de fevereiro de 2008.


No Ceará, a térmica Endesa Fortaleza registrou 296 MW médios e a Termoceará, da Petrobras, gerou 165 MW médios, no último sábado, segundo dados do Operador Nacional do SistemaElétrico (ONS).


Em agosto, nos dias 1º e 3, a Endesa anotou 321 MW médios, a maior geração da usina no mês. A unidade foi acionada todos os dias em agosto. A empresa informou, por meio de nota, que “vem registrando nas últimas semanas médias superiores a 330 MW,recorde”.


A Termoceará foi acionada somente a partir de sábado, neste mês. No domingo, atingiu 168 MW médios.


O uso de termelétricas está mais acentuado do que no ano passado devido à retomada do crescimento econômico, conjugado com chuvas abaixo da média e um período seco pior do que o de 2009.Com menos água e mais demanda, é preciso gerar mais energia termelétrica para  manter água suficiente nos lagos das hidrelétricas e evitar desabastecimento. O fato de as termelétricas estarem produzindo mais energia que nos últimos anos não significa, necessariamente, risco de desabastecimento no médio prazo. Essas usinas existem justamente para serem acionadas quando é necessário poupar as hidrelétricas.


O principal efeito prático para o consumidor é a pressão para cima no reajuste anual de cada distribuidora. Quanto mais termelétricas são usadas, maior o reajuste. No mês passado, a média diária de geração termelétrica foi de 4.005 MW, 134% maior do que em julho de ano passado. Em parte, essa alta reflete a alta do consumo de energia de um ano para outro. Mas o fato é que o uso da energia termelétrica cresceu, proporcionalmente, muito mais que a demanda por energia, que aumentou 8,8% emigual período.


No sistema elétrico brasileiro, a regra geral para acionar as termelétricas é o preço relativo da energia produzida por essas usinas em relação às hidrelétricas. Quanto menos água nos reservatórios, mais cara a energia hidrelétrica e mais termelétricas são acionadas.


O governo, porém, concluiu que não é seguro aguardar pelo “sinal econômico” para ligar as termelétricas e, dessa forma, pode determinar o acionamento mesmo que haja energia mais barata disponível. No sábado, quando o recorde de geração foi batido, das28 usinas acionadas, 11 foram ligadas por decisão do governo. Com isso, o consumidor paga a conta pelo Encargo de Serviço do Sistema, embutido na tarifa de energia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25