Paraná

Terminal de Contêineres de Paranaguá anuncia fase final de expansão do calado operacional

Com 13 metros, novo calado do Terminal de Contêineres de Paranaguá viabilizará a circulação de embarcações maiores

Redação TN Petróleo/Assessoria
13/07/2022 07:17
Terminal de Contêineres de Paranaguá anuncia fase final de expansão do calado operacional Imagem: Divulgação Visualizações: 2466

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, teve o calado de berço ampliado, passando de 12,3 metros para 13,0 metros. Aprovada pela Portos do Paraná, Marinha do Brasil e Praticagem, a nova medida proporcionará condições operacionais mais seguras para a entrada e saída do terminal.

O aumento tem impacto direto na operação, onde os benefícios vão desde o aumento na quantidade de contêineres movimentados por navio até a ampliação de escalas e espaço para embarques.

Com a finalização da dragagem dos berços do terminal e a homologação da batimetria, a primeira etapa de aumento do calado da TCP foi concluída em junho, alcançando 13 metros para os berços de atracação. As próximas etapas buscam a ampliação da capacidade no canal de acesso principal. Agora, a TCP está pronta para a conclusão das obras de derrocagem que vêm sendo executadas pela autoridade portuária, para então viabilizar a ampliação do calado de navegação em Paranaguá e Antonina.

Segundo Thomas Lima, diretor comercial e institucional do Terminal de Contêineres de Paranaguá, o aumento de calado é vital para o Porto de Paranaguá. “Agora estamos trabalhando em um plano bem definido, em conjunto com a Capitania dos Portos do Paraná, autoridade portuária e Praticagem, para avançarmos o mais breve possível com as homologações do aprofundamento do canal de acesso, fundamentais para a atracação de navios maiores”. A finalização da derrocagem da Pedra da Palangana é um dos fatores determinantes para que os próximos avanços se concretizem.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
SOG 2026
SOG26 supera a edição anterior e reforça o papel estrat...
03/08/26
Pessoas
Shell Brasil inicia novo ciclo de liderança com João San...
03/08/26
Offshore
NUCLEP realiza novas entregas de estacas torpedo para a ...
03/08/26
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
Logística
Porto de Imbituba recebe navio porta-contêineres de 336 ...
27/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Setor Naval
A indústria naval voltou a movimentar o Brasil. E isso i...
24/07/26
Royalties
Valores referentes à produção de maio foram distribuídos...
23/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
Navegação
CMA CGM, Copersucar e Bunker One realizam primeiro abast...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Construção Naval
Estaleiro Rio Grande recebe 11 mil toneladas de aço para...
10/07/26
Apoio Offshore
Porto do Açu investe em gestão hídrica para impulsionar ...
09/07/26
Bacia de Pelotas
TGS inicia, em agosto, janela ambiental para proteção da...
07/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
07/07/26
Pessoas
Com nova comissão especial, OAB-RJ junta esforços pelo r...
07/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.