Refinaria

Terreno no Pecém é último entrave para início das obras da refinaria

Diário do Nordeste
05/07/2010 09:04
Visualizações: 912

Representantes do governo do Estado, capitaneados pelo governador Cid Gomes, da Funai e dos índios Anacé têm hoje nova oportunidade para fecharem um acordo e definirem a área para instalação da refinaria de petróleo Premuim II, pondo fim a impasse que já dura vários meses. Às 15 horas, o governador, e o líder dos Anacé, Jonas Alves Gomes, o "cacique Jonas", se reúnem no gabinete do Prefeito de Caucaia, Washington Góes, para mais uma rodada de negociações, que até pode ser a última, dependendo da boa vontade dos anacés, diante da proposta apresentada pelo governador, na última reunião, dia 17.

 

O encontro desta tarde, que seria na sexta-feira passada e que foi adiado por conta do jogo do Brasil contra a Holanda, foi confirmado pela assessoria de imprensa do governador, para quem "um entendimento está próximo". Ponto de vista semelhante tem o cacique Jonas.

 

Segundo ele, a maioria dos índios avaliou como interessante a última proposta do chefe do Executivo estadual, de trocar as terras que conflitam com a área da refinaria, por outra, ainda maior, que também vem sendo reclamada pelos índios.

 

Conforme explicou o cacique Jonas, os índios liberariam um terreno de cerca de mil hectares na região, em troca de melhorias e benefícios nas áreas de saneamento básico, habitação, saúde e educação à comunidade indígena. "Vamos cobrar alguns benefícios também", antecipou o líder dos Anacé.

 

No "meio" das negociações está o Ministério Público Federal(MPF), que está exigindo mais detalhes sobre as propostas do Estado e dos índios, para avaliar o processo que envolve cerca de três mil hectares no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Para o MPF as terras são da União.

 

Pedra no caminho

 

A celebração de um acordo na tarde de hoje vai por fim a um impasse que já dura meses, ao mesmo tempo em que retira a "pedra", apontada pela Petrobras, que seria o maior entrave à construção da refinaria Premium II, no Ceará. Entretanto, apesar da boa vontade das partes, a refinaria só deve sair em 2017, e não mais em 2016.

 

Fonte: Diário do Nordeste (CE)/RODRIGO CARVALHO

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23