Redação TN Petróleo/Assessoria TGS
Com o objetivo de reforçar a segurança na navegação e proteger as comunidades marítimas, a TGS, empresa líder em levantamento de dados geológicos, desenvolveu o aplicativo Aviso aos Navegantes. A ferramenta permite o monitoramento em tempo real das embarcações envolvidas na pesquisa sísmica na Bacia de Pelotas, localizada a aproximadamente 100 km da costa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O aplicativo detalha a localização exata dos navios Ramform Titan e Ramform Tethys, que operam nas porções Norte e Sul da bacia, respectivamente. A iniciativa visa prevenir incidentes em uma área de intenso tráfego marítimo e atividades pesqueiras.
Zonas de segurança e restrição de manobra
A necessidade da ferramenta surge devido às características técnicas da operação. Por rebocarem extensas linhas de equipamentos sensíveis, os navios de pesquisa possuem capacidade de manobra limitada.
"É fundamental manter uma distância segura dessas embarcações. Estabelecemos uma zona de segurança de, pelo menos, 6 milhas náuticas na proa, 3 milhas nos bordos e 2 milhas nas boias finais de cabo, situadas na popa", explica José Luis Pizzorno, oceanógrafo responsável pelas estratégias ambientais da TGS no projeto.

Para garantir que essas distâncias sejam respeitadas, a TGS mantém embarcações de apoio e assistentes em prontidão permanente ao redor dos navios principais, orientando outros navegantes que se aproximem da área.
Além do novo aplicativo, a comunicação oficial continua sendo realizada diariamente via Rádio Costeira de Itajaí e pelos boletins de Aviso aos Navegantes da Marinha do Brasil.
O aplicativo é gratuito e pode ser acessado de duas formas: download pelo site oficial margemsulbrasil.com.br ou acesso direto via web avisoaosnavegantes.oceanpact.app.
Fale Conosco