Investimentos

Transpetro lança licitação para entrada no segmento de operação de barcaças

Redação TN/ Assessoria Transpetro
30/05/2025 11:45
Transpetro lança licitação para entrada no segmento de operação de barcaças Imagem: Divulgação Visualizações: 1632 (0) (0) (0) (0)

A Transpetro marca a sua entrada em um novo modal logístico com o lançamento da primeira licitação pública para aquisição de quatro novas barcaças de 3 mil toneladas de porte bruto (TPB), quatro empurradores e um rebocador. A encomenda integra um projeto da companhia direcionado ao modal de navegação interior, que pretende contratar, até 2026, 20 novas barcaças, 20 empurradores e quatro rebocadores para atuação no Brasil.

O novo negócio posicionará a Transpetro como uma das maiores operadoras de barcaças para transporte de petróleo, derivados e biocombustíveis no Brasil.

As primeiras embarcações previstas no  edital serão destinadas a operações de transporte de combustíveis. As quatro barcaças têm previsão de entrada em operação no primeiro semestre de 2026.

Segundo o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, a entrada no setor de barcaças evidencia a nova fase da companhia de investir na ampliação e diversificação dos negócios.

"Nossa entrada no modal de navegação interior vai trazer mais robustez e flexibilidade às operações da Transpetro, ressaltando nossa premissa de crescimento e diversificação dos negócios da companhia. Com essa iniciativa, alcançaremos, no horizonte de médio prazo, 50% do mercado de transporte de combustíveis por barcaças no Brasil, o que nos posiciona como uma das maiores operadoras de barcaças do país", afirma Bacci.

O mercado de barcaça no Brasil movimenta, por ano, um volume total de aproximadamente 10 milhões de toneladas de petróleo e combustíveis.

"A entrada da Transpetro no segmento de barcaças integra nossa estratégia multimodal. Nosso plano é complementar a infraestrutura existente de dutos, terminais e navios com outros modais. A diversificação dos modais amplia nossa capacidade de atendimento, fortalece nossa presença em regiões estratégicas e prepara a companhia para acompanhar o crescimento do país de forma sustentável e competitiva", destaca o diretor de Dutos e Terminais da Transpetro, Márcio Guimarães.

Contratação

A licitação será dividida em dois lotes. Um deles contemplará a aquisição de quatro barcaças e quatro empurradores. O outro será destinado à contratação de um rebocador.

O edital será disponibilizado no portal Petronect, plataforma eletrônica de compras do sistema Petrobras. A licitação permitirá a participação de empresas nacionais que atendam aos critérios técnicos e econômicos estabelecidos no edital.

As embarcações

As 20 barcaças que integram a primeira etapa do projeto terão 3 mil toneladas de porte bruto (TPB) e permitirão o transporte de um ou mais derivados de petróleo (modelos com e sem segregação), incorporando tecnologias modernas.

As embarcações irão operar com bombas de carga acionadas por motores elétricos e módulo de geração elétrica, reduzindo as emissões de gases que provocam o efeito estufa nas operações. Os empurradores e rebocadores terão formato padrão, com capacidade de operar em velocidade de seis nós.

Sobre a Transpetro 

Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina. 

A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 160 clientes.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
IBP
Carta Aberta em apoio à ANP na classificação de gasoduto...
27/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.