Gás Natural

Transportadoras de gás natural lançam nova versão de plataforma para compra e venda de gás

Disponível dentro do Portal de Oferta de Capacidade (POC), a ferramenta inovadora funciona como uma Plataforma de Balanceamento integrada das transportadoras.

Redação TN Petróleo/Assessoria POC
11/07/2025 14:32
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de plataforma para compra e venda de gás Imagem: Divulgação TBG Visualizações: 2135

Desenvolvida em parceria pela Nova Transportadora do Sudeste (NTS), a Transportadora Associada de Gás - TAG e a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG), a Plataforma Eletrônica de Gás (PEG) evoluiu e passará a ter uma nova versão, revolucionando os processos de compra e venda de gás natural das transportadoras e oferecendo um ambiente digital seguro, eficiente e transparente. A entrada em operação da nova ferramenta está prevista para ocorrer até o fim de julho.

A PEG é uma solução digital inovadora que irá permitir a apresentação de propostas comerciais, com preços, quantidades e formas de entrega e/ou retirada, funcionando por meio de processos concorrenciais, em que as empresas vão disputar as ofertas de compra ou a venda de gás natural, tendo a transação, como contraparte obrigatória, uma transportadora.

Os agentes terão acesso a informações detalhadas sobre o histórico dos processos da plataforma, demandas disponíveis e as condições contratuais em vigor. Assim, o processo de contratação de gás natural se tornará mais simples e eficiente, reduzindo o tempo e os custos envolvidos na transação.

Além disso, a plataforma utiliza criptografia e outras medidas para proteger as informações dos usuários e garantir a confidencialidade das negociações.

A publicação das necessidades de compra e venda de gás na Plataforma estará restrita às transportadoras. As empresas que tiverem interesse em negociar na PEG precisam ser usuárias do POC e ter habilitação aprovada na PEG, além do Contrato Máster de Compra e Venda de Gás assinado com cada transportadora envolvida no processo concorrencial. A aquisição ou venda de gás natural nos processos da PEG envolvendo uma transportadora como contraparte são isentas de tarifa de transporte.

A nova Plataforma Eletrônica de Gás foi criada para otimizar as transações de compra e venda de gás natural para fins operacionais do transportador, conforme permitido na regulação vigente.

A nova PEG estará disponível em https://www.ofertadecapacidade.com.br/PEG.

Sobre o POC - O Portal de Oferta de Capacidade é o primeiro marketplace do mercado. O acordo entre as transportadoras (TAG, TBG e NTS) prevê coparticipação administrativa de desenvolvimento, manutenção e operação da plataforma digital, a qual permite que agentes de outros segmentos da cadeia do gás natural também participem do marketplace. A ferramenta pioneira no mercado de gás natural do Brasil oferece ao usuário uma experiência similar às das principais plataformas de comércio eletrônico, respaldada por sofisticados e modernos softwares. Em poucos cliques é possível se cadastrar e contratar os produtos ofertados no Sistema de Transporte que integra as diversas fontes de suprimento: bacias de produção nacional (onshore e offshore), Bolívia e terminais de GNL, permitindo a competição e a movimentação por uma rede de gasodutos que integra os estados que representam mais de 90% do PIB industrial brasileiro.

Sobre a NTS - A NTS transporta gás natural através de um sistema de gasodutos que conecta a região mais industrializada do Brasil com segurança e confiabilidade. São 2.048 Km de malha com capacidade para distribuir 158,2 milhões m³ de gás por dia. Os gasodutos da NTS ligam os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo ao gasoduto Brasil-Bolívia, aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás. A Companhia opera 5 contratos de longo prazo com 100% da capacidade contratada (modalidade ship or pay).

Sobre a TAG - A TAG detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás natural do país, com mais de 4.500 km, que atravessam quase 200 municípios de dez estados brasileiros. São 3.700 km na região costeira do Brasil – nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro –, e outros 800 km no Amazonas.

A companhia tem como acionistas a ENGIE, com 50% de participação, importante player na transição energética global, com o propósito de acelerar a transição para uma economia neutra em carbono e que, no Brasil, é líder em energia 100% renovável, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Os demais 50% pertencem ao CDPQ, grupo de investimentos global com forte atuação no Brasil.

Sobre a TBG - A TBG é responsável pelo transporte, ininterrupto, de até 30 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural brasileiro e boliviano pelos 2.593 km do Gasoduto Bolívia-Brasil, que atravessa os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principal eixo econômico nacional, que representam mais de 50% do PIB brasileiro. O Gasoduto se conecta fisicamente a sete distribuidoras e abastece a milhares de consumidores finais, termelétricas e refinarias, integrando uma grande área de mercado. Primeira transportadora no País a possuir gestão própria em operação e manutenção de gasodutos, introduziu, em 2019, o regime contratual de "entrada e saída" no mercado brasileiro de gás.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
Reconhecimento
Casa dos Ventos conquista Medalha Bronze em sua primeira...
03/12/25
Bacia de Santos
PPSA adia leilão de petróleo da União de Bacalhau para o...
03/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.