Pré-Sal

Troca do modelo regulatório em função do pré-sal recebe críticas da cadeia do petróleo

Representantes da cadeia do petróleo voltaram a rechaçar, ontem (21) a troca do modelo regulatório, durante o seminário Pré-sal - Riscos e Oportunidades, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Agência Brasil
22/09/2009 06:35
Visualizações: 749

Representantes da cadeia do petróleo voltaram a rechaçar, ontem (21) a troca do modelo regulatório, durante o seminário Pré-sal - Riscos e Oportunidades, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

 

O presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, João Carlos França De Luca, disse que o marco atual é flexível o suficiente para permitir o aumento da participação do governo no volume de petróleo e ser extraído do pré-sal.

 

Ele criticou a concentração de poderes na mão da estatal a ser criada especificamente para tratar das questões relativos à nova fronteira.

 

“Teremos toda a decisão nas mãos de um integrante que não entra com risco financeiro. Será que isso atrai investidores estrangeiros?”

 

O presidente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Eloy Fernández y Fernández, pediu mais reflexão e calma nas discussões sobre o marco do pré-sal, já que a produção só se inicia em um prazo de sete a 10 anos.

 

O senador Francisco Dornelles, contrário a um novo modelo de regulação para o pré-sal, abriu um dos painéis afirmando que as propostas do governo para a região do pré-sal são centralizadoras.

 

“Vejo no regime de partilha apenas a centralização do poder. Este é um modelo estatizante e a meu ver atrasado”.Como a Petrobras, pelo formato pensado, terá que entrar com no mínimo 30% do investimento na exploração de todos os blocos, Dornelles questionou se a empresa realmente possui esse dinheiro.

 

Já o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) defensor do modelo apresentado pelo governo, contra-argumentou dizendo que o governo avaliou o volume de investimentos necessário antes da proposição: “Os 30%são necessários se vamos optar pela centralização dos recursos e pela proteção da indústria nacional”.

 

Em outro painel, o deputado estadual Glauco Lopes (PSDB) citou como exemplo o município de Macaé, sua base eleitoral, que é beneficiário dos royalties da exploração de petróleo ao defender a criação do Fundo.

 

“Em Macaé tivemos muitos ganhos nas áreas de educação,saúde e infraestrutura. Por isso sou a favor da criação do Fundo Soberano”.

 

Sobre a capitalização da Petrobras, uma das propostas do governo, o economista Luiz Carlos Mendonça de Barros disse acreditar que há fórmulas para aumentar o capital da estatal, mesmo com as regras atuais.

 

“O governo aportaria os recursos, daria um prazo para que os acionistas minoritários decidissem pela subscrição das ações e,depois disso, poderia subscrever o restante”.

 

Para Mendonça de Barros o petróleo do pré-sal não chegará a ser exportado. Ele citou um estudo do próprio irmão, o também economista José Roberto Mendonça de Barros, no qual ele demonstra que o Brasil, com taxas de crescimento a uma média de 4,5% ao ano, entre 2010 e 2020, terá uma demanda de consumo interno equivalente à produção total dos novos campos.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Mayekawa apresenta soluções para óleo, gás e energia na ...
23/09/26
Negócios
Avanço acompanha expansão da cadeia de petróleo e gás e ...
23/09/26
ROG.e 2026
A energia inteligente no poço
23/09/26
ROG.e 2026
IBP lança caderno de Projetos e Iniciativas de Responsab...
23/09/26
ROG.e 2026
Gigantes do setor e produtores independentes aceleram pr...
22/09/26
ROG.e 2026
PPSA publica pré-edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
22/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e Perenco Brasil assinam acordo para primei...
22/09/26
ABPIP
ABPIP terá programação própria de debates durante a ROG....
22/09/26
Brandend Content
Brasil Aços amplia estoque de tubos de aço carbono NACE...
22/09/26
ROG.e 2026
MODEC debate desafios para um offshore mais eficiente na...
22/09/26
ROG.e 2026
Cladtek foi selecionada para desenvolver tecnologia que ...
22/09/26
ROG.e 2026
Abertura da ROG.e 2026 destaca transição energética just...
22/09/26
ROG.e 2026
Lideranças globais apontam Brasil como polo de estabilid...
22/09/26
ROG.e 2026
Firjan marca presença na abertura da ROG.e 2026 e firma ...
22/09/26
ROG.e 2026
ABB apresenta na ROG.e 2026 portfólio integrado para ope...
22/09/26
ROG.e 2026
Vallourec apresenta novas tecnologias que respondem aos ...
22/09/26
ROG.e 2026
Grupo Forship consolida liderança nacional em O&M (opera...
21/09/26
Brandend Content
Integridade de ativos offshore: como a integração entre ...
21/09/26
BOGE 2027
Bahia Oil & Gas Energy 2027 conecta negócios, inovação e...
21/09/26
Brandend Content
Descoberta e confiança: os dois tempos da venda industrial
21/09/26
ROG.e 2026
Confira a programação do estande do Espírito Santo na RO...
21/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25