Porto de Suape

Truck center em Suape vai desafogar estradas de acesso ao porto

Complexo planeja área exclusiva para as operações de embarque e desembarque dos caminhões que chegam ao Porto.

Redação/Assessoria NTC
31/10/2016 14:51
Truck center em Suape vai desafogar estradas de acesso ao porto Imagem: Divulgação Visualizações: 330 (0) (0) (0) (0)

O Complexo Industrial Portuário de Suape terá um truck center. O espaço será destinado aos caminhoneiros que transitam pelo local e que hoje não dispõem de uma área onde possam aguardar o horário de carregamento e descarregamento nos terminais. A diretoria de Suape está organizando uma audiência pública para buscar críticas e sugestões sobre o projeto. Em seguida, haverá a publicação do edital, o que deve acontecer até o final do ano.

“Nosso objetivo é resolver a ocupação de caminhões nas estradas do complexo. Realizaremos o chamamento das empresas interessadas em se habilitar. O edital terá as condições mínimas de estrutura que necessitamos e eles se habilitam”, afirmou o vice-presidente do complexo, Evandro Avelar. Segundo ele, a implantação de um centro como este é, inclusive, uma exigência da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

“Nós mapeamos uma área de 20 hectares que poderá ser desapropriada para este fim. Porém, temos conhecimento de empresas que estão instaladas no entorno do complexo e já possuem estrutura para atender a este público. Então elas podem se habilitar para oferecer o serviço nas áreas que já possuem a estrutura. Trabalhamos com a possibilidade de atuar com mais de uma empresa. Na licitação de ocupação da área, vence quem oferecer o melhor serviço e o menor preço”, ressalta Avelar.

Açúcar

O Porto de Suape já deu início à operação do terminal de granéis sólidos operado pela Odebrecht TransPort e da Agrovia. O projeto, localizado no cais 5 do ancoradouro, está em fase de pré-operação, realizando apenas o armazenamento do açúcar. Para atuar em pleno funcionamento, as empresas ainda aguardam a instalação do shiploader (equipamento responsável por levar os produtos por esteira até os porões das embarcações) e das correias transportadoras. Esse processo só deve ser concluído no primeiro trimestre de 2017. Até lá, o local armazenará açúcar.

Com R$ 58 milhões de investimento, o terminal ocupa uma área de 72,5 mil metros quadrados e atenderá esta safra com capacidade de armazenamento de 29 mil toneladas estática. Quando estiver em plena operação, o terminal empregará 160 pessoas. O projeto possui capacidade total de movimentação de 750 mil toneladas. A expectativa é de que a operação de embarque do açúcar nos navios seja agilizada. Hoje, leva em média 15 dias em navios de até dez mil toneladas. A média deve ser reduzida para sete dias em embarcações de 35 mil toneladas de capacidade.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Itaguaí
Inovação: programa de capacitação tecnológica para traba...
16/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Rio de Janeiro
Guarda Portuária da PortosRio participa de intercâmbio i...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Rio de Janeiro
Integrante da Guarda Portuária da PortosRio é a primeira...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
Logística
Vast conclui milésima operação de transbordo de petróleo
06/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio recebe conferência internacional da APLOP e...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Evento
PortosRio estreia com destaque na Intermodal 2025 e proj...
24/04/25
Meio ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
23/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22