Inovação

UFSCar cria Núcleo de Pesquisa em Bioenergia

Ideia é integrar os estudos feitos pelos pesquisadores da universidade.

Redação TN
08/05/2014 16:23
Visualizações: 1620

 

Atendendo à crescente demanda de estudos em energias renováveis, bem como a importância no mercado mundial, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criou o Núcleo de Pesquisa em Bioenergia. A proposta de criação surgiu durante reunião realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e pela Agência de Inovação da UFSCar no último dia 7 de maio.
O Núcleo de Pesquisa em Bioenergia da Instituição foi criado visando integrar os diversos estudos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade. “O objetivo da reunião foi aproximar grupos para trabalhar de forma cooperativa, trocar experiências e fomentar pesquisas na área”, afirmou a Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo.
Estiveram presentes na reunião pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA), dos departamentos de Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Genética e Evolução e Morfologia e Patologia, do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais e pós-graduandos da UFSCar.
As pesquisas em Bioenergia desenvolvidas na Universidade abrangem desde melhoramento genético da cana-de-açúcar, passando por biodiesel, matérias primas de biocombustíveis e enzimas utilizadas na produção do etanol de segunda geração.
Para a diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, a criação do Núcleo, que foi um desdobramento da reunião, mostra a importância do trabalho conjunto entre os pesquisadores que deve resultar, entre outros aspectos, no desenvolvimento sócioeconômico do Brasil.

Atendendo à crescente demanda de estudos em energias renováveis, bem como a importância no mercado mundial, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criou o Núcleo de Pesquisa em Bioenergia. A proposta de criação surgiu durante reunião realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e pela Agência de Inovação da UFSCar no último dia 7 de maio. O Núcleo de Pesquisa em Bioenergia da Instituição foi criado visando integrar os diversos estudos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade. “O objetivo da reunião foi aproximar grupos para trabalhar de forma cooperativa, trocar experiências e fomentar pesquisas na área”, afirmou a Pró-Reitora de Pesquisa, Heloisa Sobreiro Selistre de Araújo.

Estiveram presentes na reunião pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA), dos departamentos de Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Genética e Evolução e Morfologia e Patologia, do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais e pós-graduandos da UFSCar. As pesquisas em Bioenergia desenvolvidas na Universidade abrangem desde melhoramento genético da cana-de-açúcar, passando por biodiesel, matérias primas de biocombustíveis e enzimas utilizadas na produção do etanol de segunda geração.

Para a diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, a criação do Núcleo, que foi um desdobramento da reunião, mostra a importância do trabalho conjunto entre os pesquisadores que deve resultar, entre outros aspectos, no desenvolvimento sócioeconômico do Brasil.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
Energia Elétrica
Abraceel inaugura autorregulação para reforçar segurança...
27/10/26
Mato Grosso
Além do agro, Sinop amplia espaço para serviços e novos ...
26/10/26
Pré-Sal
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.