Inovação

Ultracargo desenvolve método que reduz consumo de água em 94% e elimina geração de resíduos na limpeza de tanques de armazenagem

Inovação traz ganhos em segurança das pessoas, sustentabilidade e economia de recursos financeiros em processo fundamental da logística portuária

Redação TN Petróleo/Assessoria
07/07/2022 09:41
Ultracargo desenvolve método que reduz consumo de água em 94% e elimina geração de resíduos na limpeza de tanques de armazenagem Imagem: Divulgação Visualizações: 2816

A tarefa de limpar a fachada de um prédio administrativo em local estreito se tornou a inspiração para um novo método de limpeza de tanques de armazenagem de granéis líquidos. O método reduz o consumo de água de mil litros por hora para apenas 80 litros, elimina a geração de resíduos e traz mais segurança ao permitir que a operação seja conduzida do solo – quando antes era realizada por pessoas suspensas em rapel.  

A novidade foi desenvolvida no terminal da Ultracargo no Porto de Santos. O Diretor de Operações da empresa, Leopoldo Gimenes, explica que, ao pesquisar um método para limpar uma fachada de prédio em um espaço estreito, a empresa descobriu uma técnica que poderia ser adaptada para a lavagem externa de tanques de armazenagem.  

A Ultracargo é a maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil e armazena produtos químicos, combustíveis, biocombustíveis e óleos vegetais. Os tanques precisam ser lavados periodicamente porque acumulam em sua fachada resíduos resultantes da exposição ao ambiente externo que podem provocar corrosão e camuflar desgastes nas estruturas. Por isso, para garantir a segurança da operação, todos os tanques são lavados periodicamente.  

O método tradicional envolve um jato que despeja mil litros de água por hora, o que soma cerca de 40 mil litros gastos para lavar um tanque. A água, misturada a detergente industrial, precisa ser recolhida e tratada por empresa especializada ao final do processo. Um trabalho que necessita de quatro profissionais capacitados, envolve atividade em altura e leva cerca de 40 horas para ser concluído. 

Já no novo método, o trabalho pode ser realizado do solo, o que representa um ganho importante em segurança, e pode ser executado por apenas duas pessoas. Um extensor emite uma névoa de água desmineralizada - que age como detergente – misturada a uma pequena quantidade de cloro. Uma escova completa o trabalho, gastando apenas 80 litros de água, que evapora rapidamente, não havendo geração de resíduos.  

“Testamos o sistema e constatamos os ganhos em segurança, que é o nosso principal valor, já que não expõe as pessoas ao trabalho em altura. É uma operação que também representa grandes avanços em ecoeficiência, outro objetivo que temos perseguido. Deu tão certo que um segundo equipamento está sendo enviado para o Porto de Aratu, onde também operamos um terminal”, esclarece Gimenes.  

A mudança tem ainda o potencial de gerar uma economia de R$ 2,5 milhões ao ano nos terminais da empresa. E, em conjunto com a empresa alemã que desenvolveu o equipamento, inicialmente projetado para limpeza de fachadas de prédios, a Ultracargo já está pensando em formas de melhorar ainda mais o novo processo. Um sistema de trilhos, que deixará o trabalho mais ergonômico, e uma escova maior estão sendo desenhados, o que otimizará a lavagem, que hoje leva 32 horas.  

A iniciativa se soma a outros esforços para promover a economia de água, como o reuso da água da chuva, e é resultado do estímulo da empresa para que os colaboradores contribuam com soluções inovadoras que atendam aos princípios da segurança, sustentabilidade e produtividade.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Ipiranga lança Relatório de Sustentabilidade 2025 com av...
02/05/26
Internacional
Brasil reafirma protagonismo tecnológico na OTC Houston ...
02/05/26
Combustíveis
Diesel lidera alta dos combustíveis em abril, mostra Mon...
30/04/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
30/04/26
Etanol
E32 impulsiona etanol e reforça liderança do Brasil em b...
30/04/26
Meio Ambiente
Brasil aparece entre maiores emissores de metano em ater...
30/04/26
Oferta Permanente
Audiência pública debate inclusão de novos blocos no edi...
30/04/26
Exportações
Setor de óleo e gás e parlamentares discutem Imposto de ...
29/04/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Internacional
OTC Houston: ANP participa de painéis e realiza evento c...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23