Inovação

Ultracargo desenvolve método que reduz consumo de água em 94% e elimina geração de resíduos na limpeza de tanques de armazenagem

Inovação traz ganhos em segurança das pessoas, sustentabilidade e economia de recursos financeiros em processo fundamental da logística portuária

Redação TN Petróleo/Assessoria
07/07/2022 09:41
Ultracargo desenvolve método que reduz consumo de água em 94% e elimina geração de resíduos na limpeza de tanques de armazenagem Imagem: Divulgação Visualizações: 3366

A tarefa de limpar a fachada de um prédio administrativo em local estreito se tornou a inspiração para um novo método de limpeza de tanques de armazenagem de granéis líquidos. O método reduz o consumo de água de mil litros por hora para apenas 80 litros, elimina a geração de resíduos e traz mais segurança ao permitir que a operação seja conduzida do solo – quando antes era realizada por pessoas suspensas em rapel.  

A novidade foi desenvolvida no terminal da Ultracargo no Porto de Santos. O Diretor de Operações da empresa, Leopoldo Gimenes, explica que, ao pesquisar um método para limpar uma fachada de prédio em um espaço estreito, a empresa descobriu uma técnica que poderia ser adaptada para a lavagem externa de tanques de armazenagem.  

A Ultracargo é a maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil e armazena produtos químicos, combustíveis, biocombustíveis e óleos vegetais. Os tanques precisam ser lavados periodicamente porque acumulam em sua fachada resíduos resultantes da exposição ao ambiente externo que podem provocar corrosão e camuflar desgastes nas estruturas. Por isso, para garantir a segurança da operação, todos os tanques são lavados periodicamente.  

O método tradicional envolve um jato que despeja mil litros de água por hora, o que soma cerca de 40 mil litros gastos para lavar um tanque. A água, misturada a detergente industrial, precisa ser recolhida e tratada por empresa especializada ao final do processo. Um trabalho que necessita de quatro profissionais capacitados, envolve atividade em altura e leva cerca de 40 horas para ser concluído. 

Já no novo método, o trabalho pode ser realizado do solo, o que representa um ganho importante em segurança, e pode ser executado por apenas duas pessoas. Um extensor emite uma névoa de água desmineralizada - que age como detergente – misturada a uma pequena quantidade de cloro. Uma escova completa o trabalho, gastando apenas 80 litros de água, que evapora rapidamente, não havendo geração de resíduos.  

“Testamos o sistema e constatamos os ganhos em segurança, que é o nosso principal valor, já que não expõe as pessoas ao trabalho em altura. É uma operação que também representa grandes avanços em ecoeficiência, outro objetivo que temos perseguido. Deu tão certo que um segundo equipamento está sendo enviado para o Porto de Aratu, onde também operamos um terminal”, esclarece Gimenes.  

A mudança tem ainda o potencial de gerar uma economia de R$ 2,5 milhões ao ano nos terminais da empresa. E, em conjunto com a empresa alemã que desenvolveu o equipamento, inicialmente projetado para limpeza de fachadas de prédios, a Ultracargo já está pensando em formas de melhorar ainda mais o novo processo. Um sistema de trilhos, que deixará o trabalho mais ergonômico, e uma escova maior estão sendo desenhados, o que otimizará a lavagem, que hoje leva 32 horas.  

A iniciativa se soma a outros esforços para promover a economia de água, como o reuso da água da chuva, e é resultado do estímulo da empresa para que os colaboradores contribuam com soluções inovadoras que atendam aos princípios da segurança, sustentabilidade e produtividade.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
Energia Elétrica
Abraceel inaugura autorregulação para reforçar segurança...
27/10/26
Mato Grosso
Além do agro, Sinop amplia espaço para serviços e novos ...
26/10/26
Pré-Sal
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.