Energia

Unidade geradora de Itaipu volta a operar

Pela primeira vez na história da usina, uma unidade foi totalmente desmontada e remontada. A volta da operação da unidade 06 acontece um mês antes da data prevista no cronograma inicial. A máquina estava parada desde setembro de 2010, quando os técnicos da hidrelétrica identificaram duas trin

Redação
20/03/2012 11:28
Visualizações: 491
A unidade geradora 06 (U6) da Itaipu Binacional volta a operar nesta terça-feira (20) depois de passar por uma manutenção até então inédita na hidrelétrica. Pela primeira vez na história da usina, uma unidade foi totalmente desmontada e remontada. O trabalho foi feito pelo quadro próprio da Itaipu, o que gerou um case que servirá como referência à área Técnica da Binacional e de outras empresas do setor elétrico.

Depois de vários testes, a máquina está pronta para operar sem qualquer restrição atendendo as necessidades de gerar energia para o Sistema Elétrico Brasileiro e Paraguaio. O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, vai acompanhar o término dos ensaios e a volta da operação da U6 na Casa de Força da usina, na Cota 108. A programação está prevista para começar às 15h.


Histórico

A volta da operação da unidade 06 acontece um mês antes da data prevista no cronograma inicial. A máquina estava parada desde setembro de 2010, quando os técnicos da hidrelétrica identificaram duas trincas na roda da turbina, que levaram à desmontagem da máquina. O problema foi identificado durante manutenção quadrienal da unidade. A produção de energia da Itaipu não foi afetada.

A remontagem da U6 durou cerca de seis meses e foi concluída no dia 6 de março, quando se iniciaram os ensaios dinâmicos na unidade. Juntas, as peças principais removidas e recolocadas na unidade somam mais de 4 mil toneladas. É como se os técnicos tirassem e recolocassem do lugar peso equivalente ao de 100 carretas de três eixos.

Toda a manutenção da U6 foi registrada em fotos, filmes e anotações. O resultado é um banco de dados completo, com 36 mil fotos e 1.320 minutos de filmagens. O material será usado para o programa de gestão do conhecimento da empresa e como referência para outras empresas do setor elétrico.

O registro fotográfico e todos os demais trabalhos na U6 foram feitos pelo pessoal do quadro próprio de Itaipu, e contou com o apoio de 3 consultores que já haviam trabalhado na hidrelétrica.

Mais de 50 empregados da diretoria técnica trabalharam diretamente no projeto. Segundo Jorge Samek, a ação na U6 foi como uma “conspiração a favor” para Itaipu, que previa uma grande revisão nas unidades quando a geração completasse 30 anos.

“Com a U6, antecipamos esse trabalho em dois anos, o que resultou em um case para as demais máquinas; pudemos fazer o encontro de gerações. Além disso, esse conhecimento ficará retido em Itaipu. Portanto é um marco histórico pelo desafio assumido, pelo esforço, dedicação e competência técnica de toda a equipe e que culminou com o domínio técnico para futuras intervenções”, avaliou Samek.

A U6 entrou em operação pela primeira vez em 31 de julho de 1987. Em 23 anos de atividade, a máquina havia operado por 168.463 horas.


Recordes

Com 14.000 MW de potência instalada, a hidrelétrica dispõe de 20 unidades geradoras e vem batendo sucessivos recordes de produção. A expectativa é que Itaipu rompa a barreira dos 100 milhões de MWh em 2012 ou nos próximos anos.
 
A marca histórica é de 2008, quando a usina produziu 94,6 milhões de MWh.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
AZ-TECH apresenta soluções de engenharia industrial no S...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
SOG 2026
Diretora da Petrobras abre o Sergipe Oil & Gas com anál...
30/07/26
Firjan
Agrega + Indústria reúne entidades, empresas e governo p...
29/07/26
SOG 2026
ABPIP leva ao Sergipe Oil & Gas debate sobre o fortaleci...
28/07/26
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.