Empresas

Veolia faz parceria com a Enfil e fornecerá soluções para o Comperj

As duas empresas se uniram para atender ao convite do consórcio TUC, formado pela Toyo Engineering, UTC Engenharia e Construtora Norberto Odebrecht, contratado pela Petrobras para a construção de unidades de utilidades do maior complexo do país. Serão fornecidos produtos e serviços para as Est

Redação
27/06/2012 13:13
Visualizações: 889 (0) (0) (0) (0)
A Veolia Water Brasil fez uma parceria com a Enfil, empresa nacional especializada em controle ambiental, para fornecer produtos e serviços para as Estações de Tratamento de Água Desmineralizada (ETAC), Condensado (ETC) e de Despejos Industriais (ETDI) do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobras.

As duas empresas se uniram para atender ao convite do consórcio TUC, formado pela Toyo Engineering, UTC Engenharia e Construtora Norberto Odebrecht, contratado pela Petrobras para a construção de unidades de utilidades do maior complexo do país.

“Este contrato é de grande importância para a Veolia Water, pois além de mantê-la na liderança em fornecimento de sistemas de tratamento de água e efluentes líquidos para a Petrobras, abrange tecnologias inovadoras de tratamento e reuso de efluentes”, destacou Sidnei Curi, diretor de Propostas da Veolia Water Solutions & Technologies.

“O Comperj será a primeira planta de refino da Petrobras a ser abastecida com efluentes municipais tratados, a partir de uma das estações de tratamento de efluentes do estado do Rio de Janeiro, ao invés do usual abastecimento de águas fluviais”, observou o executivo. “O volume total fornecido vai passar por um novo tratamento no sistema implantado pela Veolia".

A água da ETAC será pré-tratada e desmineralizada em um sistema de Osmose Reversa (OR) - com capacidade de produzir 980 m³/h de água - e receberá polimento em leito misto. “Com esse sistema, há uma recuperação de 75% do volume total fornecido para o Comperj”, salienta Sidnei Curi.

O sistema de OR terá oito módulos, sete dos quais para operação e um de reserva. O projeto contempla ainda um sistema de tratamento de condensado composto por uma sequência de filtração (filtros coalescedor, pré-capa e de carvão) e leito misto polidor.

A Estação de Tratamento de Despejos Industriais terá tecnologias agregadas visando o reuso da água. O sistema de tratamento primário, com vazão de projeto de 750 m³/h, abrange um separador de óleo-água API; sistema de flotação de ar dissolvido (DAF) e filtros casca de nozes, para linhas de águas contaminadas e águas oleosas.

Depois de passar pelo tratamento primário, o efluente segue para o tratamento secundário, composto por um sistema MBR (Membrane Bioreactor), passando depois por filtros de carvão ativado e, por fim, pelo sistema Eletrodiálise Reversa (EDR) para o reuso de 500 m³/h do efluente tratado no circuito de resfriamento da refinaria. O projeto prevê ainda a desidratação dos lodos oleosos e biológicos produzidos pela ETDI.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.