Portos

Wilson Sons participa da primeira operação com carga total do novo berço do Porto de Itaqui

Redação TN Petróleo/Assessoria
08/03/2022 14:09
Wilson Sons participa da primeira operação com carga total do novo berço do Porto de Itaqui Imagem: Divulgação Visualizações: 533

 

Recém-construído no terminal maranhense, o Pier 99 será dedicado à movimentação de commodities, principalmente celulose

 

A Wilson Sons foi responsável pelo agenciamento marítimo do navio Pelican Arrow, do armador G2 Ocean, que realizou a primeira operação de carga completa do Pier 99, recém-inaugurado no Porto de Itaqui (MA). No total, foram embarcadas 59.002 toneladas de celulose, sendo 28.172 toneladas com destino ao Porto de La Pallice, na França, e 30.830 toneladas ao Porto de Flushing, na Holanda. A embarcação seguiu nesta quinta-feira (24/2) para Flushing, com estimativa de chegada em 9 de março.

Outros dois navios já atracaram recentemente no Pier 99, mas operaram apenas parte da carga. A operação com o Pelican Arrow durou seis dias, e a divisão de agenciamento marítimo da Wilson Sons coordenou o trabalho com o terminal, operador e embarcador.

“Como o berço 99 ainda está em fase de comissionamento e homologação, existem restrições a serem consideradas para essa operação, como a coordenação com a praticagem e demais stakeholders para a realização das manobras somente durante o dia, buscando manter a produtividade aliada à segurança”, destaca André Nogueira, coordenador de Operações de Agenciamento em São Luís.

Nogueira explica que a Agência Marítima é encarregada ainda por gerenciar a documentação da carga para exportação com o despachante aduaneiro e embarcador, pela comunicação com as agências reguladoras e pelos serviços que atendem às necessidades da tripulação e do navio.

O novo píer foi construído pela Suzano, maior produtora de celulose de eucalipto do país, que exportou mais 1,6 milhão de toneladas do produto em 2021. A empresa investiu também na construção de um novo armazém, mais do que dobrando a capacidade de armazenamento de carga no porto.

“Além da exportação de celulose, o Pier 99 também é uma alternativa para operação de outras commodities, como trigo e fertilizantes, e vai contribuir para a diminuição do tempo de espera dos navios na área de fundeio’, destaca Iully Matos, agente marítimo da filial São Luís da Agência Marítima da Wilson Sons.

O Arco Norte, área onde está localizado o terminal de Itaqui, apresenta hoje grande potencial portuário para movimentação de commodities, principalmente, após a conclusão da BR-163, que liga o Sul ao Norte do país. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os portos da região cresceram mais de 25% de 2016 a 2021.

A divisão de agenciamento marítimo foi o primeiro negócio da Wilson Sons, com mais de 180 anos de atuação. Hoje é a maior agência independente do país, presente nos principais portos brasileiros por meio de 18 filiais próprias. Atende a embarcações nos mais diversos segmentos, como minério, carvão, aço, açúcar, grãos, fertilizantes, líquidos, offshore e navios de passageiros.

 

 

 

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