Resultados operacionais da companhia também apresentam crescimento nas atividades de cabotagem nos Tecons Salvador e Rio Grande
Redação TN Petróleo/AssessoriaA Wilson Sons registrou, em junho, um aumento de 2,6% nas manobras portuárias em relação ao mesmo período de 2021. No último mês, a companhia iniciou a operação do seu novo rebocador WS Centaurus, o mais potente em atividade no Brasil. O crescimento de manobras portuárias foi impulsionado, principalmente, pelo aumento de cargas em geral, celulose, petróleo, bauxita e grãos.
Os resultados positivos da unidade de negócios, Rebocadores, se destacam entre os dados operacionais de junho, divulgados na sexta-feira (8/7) pela companhia, maior operadora integrada de logística portuária e marítima do País.
Outro fato relevante foi o aumento de 30,7% no total de dias em operação das embarcações de apoio offshore, graças ao início de novos contratos. As atracações de embarcações nas bases de apoio offshore também cresceram 57,9%, devido ao aumento nas operações regulares com novos contratos.
Nos terminais de contêineres Salvador e Rio Grande o destaque foi o crescimento da cabotagem (movimentação costeira de cargas). No Tecon Salvador, a cabotagem cresceu 13,7%, devido aos maiores volumes de arroz, químicos e carnes diversas. Já no Tecon Rio Grande, o aumento foi de 5% da cabotagem, com uma escala a mais e incremento nos volumes de bens de consumo.
Em junho, a Wilson Sons ampliou em 33% a capacidade operacional do Tecon Santa Clara, terminal fluvial da companhia, que opera de forma integrada ao Tecon Rio Grande. A ampliação aconteceu após a troca da barcaça Trevo Roxo, com capacidade de 120 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés), pela barcaça Guaíba, de 160 TEU. Além de gerar mais oportunidades comerciais para o mercado gaúcho, o incremento da navegação interior é um importante aliado no desenvolvimento de projetos logísticos mais sustentáveis, já que o uso do modal contribui para a redução na emissão de gases de efeito estufa.
Sobre o WS Centaurus
O WS Centaurus é o primeiro de uma série de seis novos rebocadores da companhia, que trazem ao Brasil um conceito inovador. Com projeto Damen RSD 2513, a embarcação conta com novo design de casco que permite uma redução estimada de até 14% nas emissões de gases de efeito estufa, em função de uma hidrodinâmica mais eficiente. Além disso, as novas embarcações são as primeiras no País a seguirem o padrão IMO TIER III, que promove a redução das emissões de óxidos de nitrogênio em mais de 75%, contribuindo para a melhora da qualidade do ar nos portos onde operam.
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