Vera Loranzo
Em tempos de quarentena, como preparar equipes na área de energia a enfrentar o isolamento? As empresas do setor de petróleo e gás enfrentam vários desafios adicionais às demais empresas: lidam com equipes em plataformas, FPSOs que trabalham initerruptamente para o fornecimento de petróleo, tanto offshore como onshore.
Como gerenciar e por que capacitar as equipes neste cenário? Muitos líderes têm enfrentado momentos de muita dúvida sobre como lidar com a situação: como engajar os colaboradores? Segundo pesquisa realizada pelo grupo Fala RH, grupo formado por executivos de RH no Rio de Janeiro, do qual participam por volta de 500 empresas, o grande questionamento é como ensinar às equipes a liderar e motivar online.
Há uma corrida gigantesca por ferramentas e soluções online para diversos fins: motivar equipes no meio da crise e, principalmente, manter a busca pelo conhecimento. Com a interação entre países cada vez maior, cursos de idiomas se tornaram fundamentais no momento. As empresas aproveitam para reforçar os laços das equipes dentro dos cursos e obter efeito 2 em 1: os cursos de idiomas em grupo criam encontros periódicos de equipes em busca de um objetivo comum. O campeão de vendas ainda é o inglês. No entanto, com a nova entrada de players no mercado, há uma necessidade cada vez maior de cursos de espanhol, francês, alemão e até de chinês com a chegada de empresas neste ramo.
Além de cursos de idiomas, com o formato digital de trabalhar, o que os colaboradores precisam aprender? É preciso utilizar melhor as ferramentas digitais à disposição: Google Meet, Microsoft Teams, Zoom, uso de Power Point para apresentações à distância e o uso de mídias sociais para o trabalho e reconhecimento do esforço do time.
Grandes organizações agora têm capacitado colaboradores com Onboarding online – treinamento para novos na equipe. Com o volume de trabalho que ainda existe na indústria de petróleo e gás e entrada de novos players, engana-se quem pensa que as contratações pararam, continuam a todo vapor e a única alternativa possível é se criar um programa totalmente online para treinamentos. Já existe, inclusive, um aplicativo que ajuda a treinar novos colaboradores mesmo aqueles que se encontram em locais afastados.
Além disso, para manter o ânimo das equipes, as empresas estão recorrendo ao SIPAT online que é obrigatório para empresas maiores e deve ser feito anualmente. Há treinamentos de todo o tipo: Segurança em Home Office, Nutrição para energia, Exercícios físicos em home office, Liderança à distância, Como construir times fortes e assuntos relacionados ao bem estar dos colaboradores.
É primordial que a capacitação profissional seja sinônimo de criar equipes fortes em tempos difíceis. Diante de um alerta de pandemia dado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e da situação de crise em muitos países, pode parecer que esse é o pior momento para se capacitar. No entanto, é exatamente o contrário. Continuar a capacitar, mesmo em tempos difíceis, fará com que sua empresa saia na frente de quem interrompe tudo nesse período.
Sobre a autora: Vera Lorenzo é especialista em Recursos Humanos, com 25 anos de experiência no mercado. É fundadora e CEO da Fala Company (Foreign Affairs Company), empresa que recebeu o selo Great Place to Work em 2020), é Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Coach Psico-orgânico, especialista e instrutora de LinkedIn com quase 100 depoimentos de clientes e parceiros, Storyteller pelo McSill Studio (Inglaterra), Design thinker pelo Designthinkers Group na Holanda, multiempreendedora, apaixonada por gente e com a missão de transformar pessoas e empresas através de inspiração e conhecimento. Fundou a empresa na Holanda em 1991, fala 5 idiomas e usa sua própria experiência para servir de exemplo e ensinar quem está em busca do saber e ampliar horizontes de vida e carreira.
Fale Conosco