Artigo

São as pessoas que (pro) movem as marcas relevantes e poderosas, por David Braga

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/04/2023 10:39
São as pessoas que (pro) movem as marcas relevantes e poderosas, por David Braga Imagem: Divulgação Visualizações: 1143 (0) (0) (0) (0)

Há empresas cujas marcas são poderosas e extremamente valiosas financeiramente. Isso pode estar atrelado à identidade da organização ou mesmo a um produto reconhecido. É o que chamamos de brand equity. E o valor de marca é uma estratégia de branding para a corporação se conectar com seu público consumidor. Não à toa, Amazon, Apple, Google, Microsoft e Meta são consideradas as big techs mais valiosas do mundo.

Porém, uma marca não nasce de repente, nem do dia para a noite. Sempre existe por trás um gênio ou alguém que pensa muito diferente da média e que coloca a palavra disrupção em tudo o que faz na prática. Assim surgiram grandes impérios. Todas essas marcas que citei anteriormente não valeriam praticamente nada não fossem as pessoas fazendo as coisas acontecerem. Afinal, ao tirarmos os profissionais das empresas, o que resta? Apenas os móveis e as tecnologias.

Nesse contexto, no entanto, ainda percebemos organizações que querem ter destaque no cenário nacional – e até mesmo global –, mas não se preocupam de forma genuína com as pessoas. É preciso lembrar que a marca não comove; pessoas, sim! Marcas vencedoras têm um sentimento atrelado a elas. E, como sabemos, o que sensibiliza gente é gente.

Por isso, chamo atenção: empresas mais humanizadas e lideranças inspiradoras nunca foram tão necessárias, uma vez que é fundamental promover um clima harmônico e equilibrado no ambiente corporativo, onde todos os colaboradores possam ser quem são. Isso, sim, é aplicar a diversidade na essência. Claro que a busca por resultados é sempre muito importante, entretanto, não ocorre mais a qualquer custo. Engana-se quem pensa que discussões sobre capitalismo consciente, propósito, legado e felicidade no trabalho são apenas modinhas corporativas. Pelo contrário: esses aspectos impactam diretamente o faturamento e o futuro da organização. Consequentemente, deixar de observá-los com atenção é colocar a companhia às margens da mediocridade.

Se você está no time de uma empresa de destaque ou almeja construir uma delas, não se esqueça de cuidar do seu principal patrimônio: as pessoas. No fim

das contas, são os talentos que posicionam as principais marcas no ranking como as vencedoras do mercado.

Sobre o autor: David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group; é conselheiro de Administração e professor convidado pela Fundação Dom Cabral; além de conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados em inglês do setor regula...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Valge se prepara para comemorar 30 anos com foco no cres...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Em sua 4ª edição, SOG25 supera expectativas e já tem dat...
28/07/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras fortalecem parcerias e di...
28/07/25
Combustíveis
ANP vai rever atividade de formulação de gasolina e óleo...
28/07/25
GNV
Naturgy anuncia redução de tarifas de gás natural em agosto
28/07/25
Gás Natural
Petrobras atualiza preços do gás natural para distribuidoras
28/07/25
ANP
Inscrições para o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 202...
28/07/25
Drilling
Foresea se consolida na liderança do setor de perfuração...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas encerra quarta edição com anúncios da ...
28/07/25
Aviação
Firjan projeta volume dos combustíveis sustentáveis de a...
28/07/25
Combustíveis
Etanol registra variação mista entre os dias 21 e 25 de ...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas destaca avanços e interiorização do gás natural d...
25/07/25
Oferta Permanente
ANP aprova estudos do Projeto Calcita e pode dar origem ...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Mercado de gás natural é destaque no segundo dia do Serg...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Inovaren marca presença na SOGE – Sergipe Oil & Gas 2025
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22