Internacional

Petróleo cai mais de 3% por cortes de preços pela Arábia Saudita e dúvidas sobre demanda

Reuters, 09/01/2024
09/01/2024 06:15
Visualizações: 1627

Os preços do petróleo caíram mais de 3% nesta segunda-feira devido a fortes cortes de preços pela Arábia Saudita, principal exportadora, e a um aumento na produção da Opep que compensou as preocupações com a oferta geradas pela escalada da tensão geopolítica no Oriente Médio.

O petróleo Brent fechou em queda de 2,64 dólares, ou 3,4%, a 76,12 dólares o barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate dos Estados Unidos perdeu 3,04 dólares, ou 4,1%, a 70,77 dólares o barril.

Ambos os contratos subiram mais de 2% na primeira semana de 2024, à medida que o risco geopolítico no Médio Oriente se intensificava após os ataques dos houthis do Iêmen a navios no Mar Vermelho.

No domingo, o aumento da oferta e a concorrência de produtores rivais levaram a Arábia Saudita a reduzir o preço de venda oficial (OSP) de fevereiro do seu principal petróleo Arab Light para a Ásia para o nível mais baixo em 27 meses.
"Isso está levantando preocupações sobre a demanda na China e também sobre a demanda global", disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group.

Uma pesquisa da Reuters na sexta-feira concluiu que a produção de petróleo da Opep subiu em dezembro, à medida que os aumentos em Angola, Iraque e Nigéria compensaram os cortes contínuos da Arábia Saudita e de outros membros da aliança mais ampla Opep+.

O impulso veio antes de novos cortes da Opep+ em 2024 e da saída de Angola da Opep a partir deste ano, fatores que deverão reduzir a produção e a quota de mercado em janeiro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Santos
PPSA adia leilão de petróleo da União de Bacalhau para o...
03/12/25
Biocombustíveis
Porto do Açu e Van Oord anunciam primeira dragagem com b...
02/12/25
Certificação
TKMS Estaleiro Brasil Sul é reconhecida com a certificaç...
02/12/25
Petrobras
Com um total de US$ 109 bilhões de investimentos o Plano...
28/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Oil States marca presença na Mossoró Oil & Gas Energy 20...
28/11/25
Evento
Niterói encerra segunda edição do Tomorrow Blue Economy ...
28/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
Logística
Base da Atem em Santarém obtém ISPS Code e eleva nível d...
26/11/25
Resultado
Portos públicos do Sul crescem 14% no 3º trimestre e lid...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy se consolida como hub energétic...
24/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Investimentos
Portos ganham sistema que amplia segurança da navegação,...
17/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Resultado
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta ...
14/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Parceria
Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec apresentam primeiro...
11/11/25
Mão de Obra
Novo Centro de Ensino Portuário do OGMO impulsiona quali...
10/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.