Transpetro

3º navio do Promef é lançado hoje

A Petrobras realiza nesta sexta-feira (19), no estaleiro Mauá, o batismo e o lançamento do terceiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o presidente da Tra

Redação/ Maria Fernanda Romero
19/11/2010 09:59
 3º navio do Promef é lançado hoje Visualizações: 771 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras realiza nesta sexta-feira (19), no estaleiro Mauá, o batismo e o lançamento do terceiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, o navio, para transporte de produtos derivados claros de petróleo, será batizado de Sérgio Buarque de Holanda, em homenagem ao historiador, jornalista e crítico literário paulista, autor do clássico “Raízes do Brasil”.

Na ocasião haverá também o batimento de quilha do próximo navio a ser construído pelo estaleiro, que segundo Sérgio Machado, presidente da Transpetro, ainda não tem nome. O evento conta com a presença do presidente Luíz Inácio Lula da Silva.


O navio será batizado Sérgio Buarque de Holanda, em homenagem ao historiador, jornalista e crítico literário paulista, autor do clássico “Raízes do Brasil”.


A solenidade segue o cronograma de lançamentos previstos para este ano, que se iniciou no último dia 7 de maio, no Estaleiro Atlântico Sul (PE), com o Suezmax João Cândido, e no próprio Estaleiro Mauá, no dia 24 de junho, com o navio de produtos Celso Furtado.


Durante entrevista coletiva realizada ontem (18), Sergio Machado, falou sobre os desafios e importância do programa para a indústria brasileira “Temos um grande programa de navios para ser cumprido e isto significa o renascimento da indústria naval brasileira em bases sólidas. Nos propusemos a ter navios competitivos em nível mundial e assim o primeiro passo foi modernizar os estaleiros. Este foi o nosso grande desafio. O primeiro navio que fizemos no estaleiro Mauá levou nove meses para ficar pronto e o que lançaremos amanhã, apenas cinco meses, mostrando o desenvolvimento da tecnologia da construção.” O presidente destacou o fato de esta curva de aprendizado contribuir significativamente para a redução do custo das embarcações.


Depois de ser a segunda maior fabricante mundial nos anos 1970, a indústria naval brasileira foi praticamente extinta nos anos 1990, até ressurgir nesta década. Hoje, com o Promef, o Brasil já possui a quarta maior carteira de navios petroleiros do mundo. O programa de construção naval da Transpetro já gerou mais de 15 mil empregos diretos. Este número chegará a 40 mil. Em suas duas primeiras fases, o programa prevê a construção de 49 navios no Brasil, dos quais 46 já foram contratados, com investimento de R$ 10 bilhões.


“Nós vimos nos preparando para este momento de crescimento da economia brasileira. A produção de petróleo vai aumentar então precisamos ampliar a capacidade logística. Temos necessidade de navios para transportar o petróleo do pré-sal. O processo de exploração e crescimento estará em curso e buscamos atendê-lo.” observou, Sérgio Machado.


Números do Sérgio Buarque de Holanda
- Embarcação para transporte de produtos derivados claros de petróleo
- Capacidade de 48,3 mil toneladas de porte bruto
- Comprimento de 183 metros - equivale a dois campos de futebol
- Calado de 12,8 metros
- Velocidade: 14,6 nós
- Autonomia: 12 mil milhas
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Em edição comemorativa de 10 anos, publicação da Federaç...
13/06/25
E&P
ANP aprova resolução com requisitos para cumprimento do ...
12/06/25
Firjan
Edição especial do Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan...
09/06/25
ANP
ANP publica painel dinâmico de atividades e investimento...
09/06/25
Parceria
BRAVA Energia anuncia parceria e venda de 50% de infraes...
06/06/25
Homenagem
Presidente da PortosRio recebe título de Cidadão Honorár...
06/06/25
Apoio Offshore
CBO fecha 2024 com expansão da frota, avanços em sustent...
06/06/25
Firjan
Receitas do petróleo não suportam mais taxas e inseguran...
06/06/25
Rio de Janeiro
Porto Sudeste reduz em quase 80% as emissões de gases de...
05/06/25
Pré-Sal
Shell aumentará participação no projeto operado de Gato ...
05/06/25
Oferta Permanente
Edital do leilão da Oferta Permanente e marco do Licenci...
04/06/25
Perfil Empresa
Geogin: Tecnologia e Especialização a Serviço da Gestão ...
04/06/25
Sergipe Oil & Gas 2025
No próximo dia 03/06 acontece o evento de lançamento do ...
30/05/25
Investimentos
Transpetro lança licitação para entrada no segmento de o...
30/05/25
Pré-Sal
FPSOs da MODEC impulsionam produção de petróleo e gás, s...
30/05/25
Parceria
ANP faz parceria com Marinha para início de trabalhos pa...
26/05/25
Pré-Sal
Consórcio de Libra anuncia primeiro óleo do FPSO Mero-4 ...
26/05/25
Rio de Janeiro
PortosRio participa do IV Fórum de Soluções do Porto Mar...
23/05/25
Pré-Sal
ANP autoriza entrada em operação de plataforma no campo ...
22/05/25
Resultado
Produção de petróleo em regime de partilha ultrapassa pe...
20/05/25
Margem Equatorial
Petrobras consegue do Ibama autorização de simulado em á...
20/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22