A empresa colombiana é a primeira da América Latina a fazer parte do conselho de administração.
O Hydrogen Council é uma iniciativa global que reúne empresas de energia, transporte e manufatura para promover o hidrogênio como um agente de mudança na transição para energia limpa. A entidade informou que desde 1º de janeiro de 2023, a empresa colombiana de petróleo e energia Ecopetrol é membro do conselho de administração, tornando-se a primeira empresa latino-americana a chegar a esta instância.
A Ecopetrol é um grupo integrado de energia da Colômbia e uma das maiores companhias de petróleo da América Latina. Iniciou sua produção de hidrogênio verde em sua refinaria de Cartagena em 2022 e ingressou no Hydrogen Council em junho de 2022, sendo a primeira empresa a representar a América do Sul na instância.
Em um comunicado publicado pelo Conselho de Hidrogênio para seu anúncio, o presidente executivo da Ecopetrol, Felipe Bayón, disse: “Entrar no Conselho do Hydrogen Council representa um marco para a Ecopetrol no caminho de nosso plano de hidrogênio de baixo carbono” como elemento-chave de nossa Estratégia 2040 'Energia que transforma', além de contribuir para o progresso no Roteiro do Hidrogênio da Colômbia. Como única empresa da América Latina no Conselho de Administração, é uma honra representar a região e promover sua transição energética."
Desta forma, o conselho de administração é formado a partir de 1º de janeiro por Air Liquide, Anglo American, Cummins, Ecopetrol, ENGIE, Faurecia, Hyundai Motor Group, Johnson Matthey, Kawasaki Heavy Industries, Linde, Sasol, Shell, Sinopec, TotalEnergies e Toyota .
Os membros plenos do Hydrogen Council são mais de 140 empresas de mais de 20 países que abrangem toda a cadeia de valor do hidrogênio, funcionando como um mercado de negócios, além de fornecer orientação para a implantação de projetos de hidrogênio, instâncias de diálogo para o comunidade de investimento e recursos para definir padrões de segurança.
Fonte: Redação TN com H2 lac
Fale Conosco
21