PD&I

Acordos de cooperação para inovação com ABDI e Embrapii têm a assinatura da CNI, Senai e IEL

Parcerias buscam garantir ações, pesquisa e programas para o desenvolvimento da inovação. E também a conexão entre as indústrias brasileiras e as startups.

Redação/Agência CNI de Notícias
05/12/2016 16:02
Visualizações: 1266

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) firmou dois importantes acordos nesta sexta-feira (2), durante a reunião de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em São Paulo. O primeiro se refere a uma parceria da CNI, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O objetivo é reunir esforços para estabelecer um marco de cooperação para colocar em prática trabalhos conjuntos que contribuam com objetivos estratégicos da MEI e da Embrapii. Entre as medidas prioritárias estão ações de integração na agenda de inovação e a realização de estudos, programas e imersões em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

"Considerando a agenda estratégica da MEI, essas instituições executarão em 2017 diversas ações para aproximar o setor produtivo dos Institutos SENAI de Inovação e das unidades Embrapii. A ideia é reforçar essa conexão de modo a acelerar a inovação no país", destacou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. "Em 2016, realizamos um esforço para levar as empresas aos centros de conhecimento. Em 2017, levaremos nossos centros de conhecimento às empresas", acrescentou.

O presidente da Embrapii, Jorge Guimarães, ressaltou que, mesmo antes da assinatura da parceria, a entidade já vinha trabalhando em conjunto com o Sistema Indústria em prol da propagação da cultura da inovação nas empresas, inclusive tendo participado das imersões em ecossistemas de inovação que a CNI realizou no Brasil, nos Estados Unidos e na Alemanha. "Esta parceria vem coroar a participação da MEI na configuração desse novo instrumento de apoio para as empresas", disse Guimarães.

PARCERIA COM A ABDI - O segundo acordo firmado durante a reunião da MEI envolve o SENAI e a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a meta de impulsionar a inovação mediante conexão entre as indústrias brasileiras e as startups de base tecnológica, além de micro e pequenas indústrias. A ideia, conforme o presidente da CNI, é promover ações para o desenvolvimento e a disseminação da cultura da inovação.

Caberá ao SENAI fornecer a infraestrutura para essa conexão, por meio dos institutos de inovação e tecnologia, e também com fomento previsto no edital de inovação. O presidente da ABDI, Luiz Augusto Ferreira, contou como o processo de parceria foi formulado para que tenha início já no começo de 2017.

"Focamos em três pontos. Um espaço de testes para o desenvolvimento de novos produtos e serviços para startups, oferecido pelo SENAI; o segundo é um ambiente de colaboração para que as startups possam interagir de maneira efetiva com a indústria; e o terceiro é um processo de interação qualificada entre a indústria e startups, algo que já vem acontecendo no mundo e o Brasil não está avançando como deveria", detalhou o presidente da ABDI.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23