<P>A concessionária ferroviária América Latina Logística (ALL) irá investir R$ 500 milhões em sua malha nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste até o final deste ano. A maior parte desses recursos será aplicada na melhoria da infra-estrutura dos antigos ramais da concessionária Brasil Ferr...
A Tribuna - SPA concessionária ferroviária América Latina Logística (ALL) irá investir R$ 500 milhões em sua malha nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste até o final deste ano. A maior parte desses recursos será aplicada na melhoria da infra-estrutura dos antigos ramais da concessionária Brasil Ferrovias, adquirida no ano passado pela ALL. Considerados em ‘‘más condições operacionais’’, eles são usados principalmente no escoamento da soja do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e do açúcar do Interior do Estado, para o Porto de Santos.
O anúncio do investimento foi feito pelo presidente da ALL, Bernardo Hess, na tarde de ontem, em Curitiba, durante celebração dos dez anos do início de suas atividades.
Segundo Hess, a maior parcela dos R$ 500 milhões será destinada à recuperação de 40 locomotivas e 1.800 vagões da Brasil Ferrovias, entregues à ALL em maio do ano passado, quando adquiriu sua concorrente. Está previsto ainda a troca de 20 mil toneladas de trilhos — em linha reta, chegam a 400 quilômetros de extensão.
‘‘Passamos o processo de integração das malhas Norte (antes administrada pela Brasil Ferrovias) e Sul (ALL) e agora queremos equiparar os indicadores operacionais das duas malhas porque a Área Sul está anos luz em melhor condição. Esse investimento (de R$ 500 milhões) vai ser direcionado neste caminho. Boa parte dessa quantia vai ser aplicada na malha Norte porque queremos dar um nível mais adequado ao serviço, que acaba inevitavelmente incrementando as operações do Porto de Santos’’, destacou Hess, referindo-se ao consequente aumento de agilidade e capacidade do transporte ferroviário, com a recuperação dos equipamentos.
Para o presidente da concessionária, serão necessários de dois a três anos para ‘‘engrenar o trabalho nas linhas da Brasil Ferrovias’’.
Empresa
A ALL é atualmente a maior rede ferroviária da América Latina. A empresa coordena o tráfego ferroviário em quase 21 mil quilômetros de linhas, distribuídos em três regiões do País (Sul, Sudeste e Centro-Oeste) e na Argentina.
Com a compra da Brasil Ferrovias, a ALL passou a contar com 960 locomotivas e 28 mil vagões. No ano passado, a empresa movimentou cerca de 32 milhões de toneladas, sendo que somente no Brasil foram operados 26 milhões (81%). Deste volume, uma parcela de 27% foi escoada pelos terminais do Porto de Santos, um dos principais focos da concessionária para os próximos anos.
O repórter Diogo Caixote viajou a convite da América Latina Logística.
Dez anos de ALL
Março de 1997 — Ferrovia Sul Atlântico (FSA) vence o processo de privatização da malha Sul da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) e passa a operar as linhas no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
1998 — Através de contrato, a FSA assume as operações da malha sul paulista pertencente à Ferroban.
1999 — FSA adquire as ferrovias argentinas Ferrocarril Mesopotamico, General Urquiza e Ferrocarril Buenos Aires al Pacifico General San Martin, e muda sua denominação para América Latina Logística (ALL).
Julho de 2001 — A ALL passa a integrar a Delara Ltda, uma das maiores empresas de logística do País, e assume as operações e contratos comerciais da empresa no Brasil, Chile, Argentina e Uruguai.
2004 — A companhia lança ações na Bolsa de Valores de São Paulo, captando recursos para seu crescimento.
Maio de 2006 — A ALL adquire a Brasil Ferrovias e a Novoeste, passando a operar no Noroeste de São Paulo e na região Centro-Oeste e se consolidando como a maior empresa ferroviária da América do Sul.
Fonte: América Latina Logística
Fonte: A Tribuna - SP
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