COP30

Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na inspeção de ativos de óleo e gás

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
14/11/2025 20:25
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na inspeção de ativos de óleo e gás Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1351

O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), por meio de sua Comissão de Inspeção, realizou nesta quinta-feira (13) o Fórum Técnico de Inspeção. Com o tema "Novas Tecnologias em Inspeção de Equipamentos", o evento, que contou com o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, reuniu especialistas do segmento para debater os desafios da gestão de integridade e as inovações tecnológicas aplicadas a ativos offshore.

Na abertura do fórum, Pablo Bartholo, coordenador do GRINSP/SE, da Origem Energia, destacou a importância do encontro para a troca de informações. "Se nós não nos atualizarmos, não trocarmos informação, ficamos para trás", afirmou.

Eric Fernandes, especialista em estruturas de topside da SBM Offshore, apresentou a palestra "Gestão e Integridade de Estruturas Offshore", ressaltando que o aumento significativo de portes das novas gerações de navios – que passaram cerca de 10 mil para até 50 mil toneladas de aço –, somado ao envelhecimento dos ativos, reforça a necessidade de programas de gestão mais robustos. Segundo ele, a SBM está alinhada às novas exigências da agência reguladora, utilizando metodologias quantitativas e critérios de engenharia para reparos, indo além da simples inspeção visual.

Julio Endress, engenheiro de inspeção do centro de pesquisa da Petrobras, demonstrou a rápida evolução das ferramentas utilizadas no campo, como o escaneamento 3D a laser e um novo equipamento portátil - ainda menor, sem fio e conectado ao celular - que facilita o trabalho em andaimes e locais de difícil acesso. "O objetivo é usar essa tecnologia para avaliar com precisão geometrias complexas, como as causadas por corrosão externa, e automatizar a coleta de dados com robôs e drones, evitando a exposição de trabalhadores a riscos em altura ou em tanques", explicou.

Rodrigo Sacramento, engenheiro de materiais da Trident, abordou a aplicação de Ensaios Não Destrutivos (END) avançados na prática. Como um player novo no mercado, o grande desafio da empresa é gerenciar a integridade de ativos antigos adquiridos da Petrobras, incluindo plataformas com início de operação na década de 70. Sacramento explicou que a empresa está em transição de um plano de inspeção baseado na NR-13 para a adoção do RBI (Inspeção Baseada em Risco) a partir de 2026, o que demandará o uso de medições mais completas.
 

Além das apresentações mencionadas, empresas associadas ao IBP, como Brava e Shell, também integraram os painéis da programação da tarde, ampliando a troca de conhecimentos e contribuindo para o aprofundamento dos debates. O evento contou com o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Combustíveis
ICL defende urgência para o PLP 73 e cobra ANP forte na ...
13/07/26
Compliance
IBP debaterá compliance diante dos impactos geopolíticos...
13/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda pressionando os preços no...
13/07/26
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
Biodiesel
ANP revisará regras para usos voluntários de biodiesel
10/07/26
ANP
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
10/07/26
Construção Naval
Estaleiro Rio Grande recebe 11 mil toneladas de aço para...
10/07/26
ANP
Inscrições para Jornada Empreendedora PRH-ANP 2026 podem...
10/07/26
Rio de Janeiro
ANP estará presente na Rio Innovation Week
10/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.