Fiscalização

ANP cassa registro de cerca de mil postos revendedores em 2006

Cruzamento dos bancos de dados do órgão regulador e das secretarias de fazenda dos estados revelou que estabelecimentos podiam emitir nota fiscal e formalizar produtos de origem duvidosa.

Redação
07/06/2006 00:00
Visualizações: 1522

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) cassou em 2006 (até final de maio) o registro de 967 postos revendedores de combustíveis nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Rondônia e Goiás. O trabalho foi resultado da operação conjunta ANP/Sefaz, que cruzou informações das Secretarias de Fazenda dos estados com as do banco de dados da ANP. O mesmo trabalho está sendo feito também em outros estados onde os dados estão sendo levantados e enviados à ANP.

Em janeiro de 2006 a ANP enviou ofício às secretarias de fazenda dos estados solicitando dados do setor. O cruzamento das informações das secretarias de fazenda com o banco de dados da ANP revelou postos que mantinham registro ativo na agência apesar de estarem inativos (sem fazer operações de compra e venda de combustíveis) há anos junto às secretarias de fazenda.

Ao mesmo tempo, o cruzamento relevou postos com cadastro ativo na secretaria que não tinham registro junto à ANP. Isto é, o estabelecimento, mesmo fechado, pode emitir nota fiscal e formalizar um produto de origem duvidosa. Essas informações são encaminhadas à fiscalização da ANP e da Sefaz correspondente para as medidas cabíveis. Os estabelecimentos flagrados operando sem registro da ANP podem ser autuados, interditados e, no final do processo administrativo, receber multa de 50 mil a 200 mil reais.
 
Esta ação, juntamente com o fechamento de 60 distribuidoras de combustíveis entre 2005 e 2006, está promovendo uma moralização do setor e estabelecendo um fluxo permanente de comunicação entre a ANP e as Secretarias de Fazenda de vários estados, agilizando a identificação e punição de fraudes. O objetivo da ANP é completar, até o final do ano, um banco de dados de postos revendedores com margem de erro de, no máximo 1%, revogando cerca de 2 mil estabelecimentos por falta de registro ou de inscrição estadual.

A lista dos postos cassados está sendo atualizada na página da ANP na internet (www.anp.gov.br) no ícone Revenda Varejista de Combustíveis Automotivos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fiscalização
ANP e Senacon fiscalizam mercado de combustíveis para co...
16/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
16/10/26
Energia Nuclear
Relatório global aponta que apoio à energia nuclear supe...
16/10/26
Pessoas
Presidente da ABiogás integra a lista "As 100 Mulheres P...
16/10/26
Resultado
Petrobras alcança R$ 800 bilhões em valor de mercado e r...
16/10/26
Bacia de Santos
Bacalhau completa primeiro ano de produção nos 25 anos d...
15/10/26
Firjan
Fim da escala 6x1: Firjan fará propostas que garantam se...
15/10/26
Bacia de Santos
Acordos de equalizações referentes às Jazidas Compartilh...
15/10/26
Logística
Benel investe R$ 45 milhões em novos transportes no prim...
14/10/26
Margem Equatorial
Governo do Amapá tem acordo formalizado com Transpetro e...
14/10/26
PD&I
Tereos amplia alcance de tecnologia própria para impulsi...
14/10/26
Investimento
ABPIP apresenta propostas ao Governo da Bahia para destr...
14/10/26
Biometano
ANP credencia B3 S.A. como entidade registradora de Cert...
14/10/26
Bacia de Pelotas
TGS retoma pesquisa sísmica na Bacia de Pelotas com foco...
13/10/26
Aviação
Avanço do combustível sustentável de aviação reforça imp...
13/10/26
Sustentabilidade
Vallourec Avança na Sustentabilidade com Tecnologia que ...
13/10/26
PD&I
ANP fará consulta e audiência públicas sobre credenciame...
09/10/26
Combustível
ANP retoma restrição à venda de biodiesel entre distribu...
09/10/26
Logística
Corredor Verde inicia operação e cria eixo de biometano ...
08/10/26
Pessoas
CEO da Necta assume presidência do Conselho do CIBiogás ...
08/10/26
Oferta Permanente
PPSA passa a gerir 36 contratos de partilha após resulta...
08/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25