Fiscalização

ANP e Sindigás apresentam resultados do Programa Gás Legal, no RJ

Iniciado em 2010, o projeto visa intensificar o combate à clandestinidade da venda de GLP, educando consumidores e autuando estabelecimentos irregulares de gás de botijão. De acordo com a ANP, mais de 40 reuniões foram realizadas por todo Brasil, totalizando mais de 5.500 pessoas presentes e cer


18/11/2011 17:49
Visualizações: 1502
O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liqüefeito de Petróleo (Sindigás) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizaram ontem (17) uma coletiva para apresentar os resultados do Programa Gás Legal (PGL). Iniciado em 2010, o projeto visa intensificar o combate à clandestinidade da venda de GLP, educando consumidores e autuando estabelecimentos irregulares de gás de botijão. Entre os órgãos públicos que participam do programa estão o Ministério Público, Procons, Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Secretarias Estaduais de Fazenda.

O superintendente adjunto de fiscalização de abastecimento da ANP e coordenador Nacional do PGL, Aurélio Amaral, definiu o projeto como a união de órgãos que juntam esforços para melhor acompanhar e regular este mercado. "Nós comercializamos uma 'energia em lata', que se não for bem utilizada e manuseada pode se tornar perigosa". De acordo com ele, embora a representatividade do setor seja importante há falta de informação quanto ao desenvolvimento e profissionalização do comércio. Durante as ações de fiscalização da ANP feitas na região Norte da cidade do Rio de Janeiro na quarta-feira (16), 7 estabelecimentos foram interditados - 3 por fomentarem clandestinos - e 1.810 botijões em situações irregulares.

Amaral afirmou que os objetivos do projeto são o maior envolvimento e educação do consumidor, para que este identifique e otimize o consumo e manuzeio do produto, além de ter seus direitos garantidos; o envolvimento dos poderes públicos locais, principalmente das prefeituras; e melhorar a qualidade do serviço, o que envolve profissionalização, campanhas e outros instrumentos que melhorem o mercado.

De acordo com os números apresentados pela ANP, em 11 meses mais de 40 reuniões foram realizadas por todo Brasil, totalizando mais de 5.500 pessoas presentes e cerca de 10 mil novos revendedores autorizados em 1 ano. Nesse período, foram mais de 3.500 pontos fiscalizados e cerca de 500 interdições feitas em pontos de venda irregulares.

O presidente do Sindigás, Sergio Bandeira, apresentou a informalidade como uma das principais barreiras para esse mercado, que atualmente produz 33 milhôes de botijões por mês. "Não fazemos um programa de repressão somente, é como um 'choque de odem' que reeduca consumidores e mercado que estão há mais de 20 anos acostumados com mau hábitos. Utilizamos comunicação, como as cartilhas da ANP, peças teatrais e gibis para crianças, já que elas influenciam os pais e outros adultos".

Bandeira apresentou as peças que identificarão veículos e revendas autorizadas, o que fará com que o consumidor saiba que existe segurança na armazenagem dos botijões. "O botijão é tão seguro que é a única embalagem de combustível que é usada ao lado de um fogão aceso. O problema está na má utilização e armazenamento, que podem causar acidentes de grandes proporções", afirma ele, completando que o resultado do PGL é muito positivo e que as empresas que o sindicato representa "pedem para ser fiscalizadas" e por isso a instituição busca aprimorar os sistemas de inteligência da fiscalização.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23