GNL

ANP realiza evento virtual para debater regras sobre GNL no Brasil

Redação TN Petróleo/Agência ANP
21/08/2020 18:18
ANP realiza evento virtual para debater regras sobre GNL no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 1194

A ANP promoveu ontem (20/8) um workshop, em ambiente virtual, para debater a regulamentação relativa à construção e operação de centrais de gás natural liquefeito (GNL) e à distribuição de GNL a granel. O objetivo foi ouvir o mercado sobre a possível revisão da Portaria ANP nº 118/2000, norma vigente sobre o tema.

O debate sobre essa revisão é importante porque, nos 20 anos desde a publicação da portaria, houve definição das diretrizes do Novo Mercado de Gás no Brasil e introdução de novos modelos de negócio e inovações tecnológicas no segmento, além da modernização de normas técnicas e requisitos de segurança aplicáveis.

“Cada mercado tem seu próprio timing, e a regulamentação não consegue prever todos os modelos de negócios que existem no mundo moderno. Então, estamos avançando na revisão da regulação e queremos contar com o mercado na construção conjunta dos modelos de negócios que estão sendo pensados, para acompanharmos essa dinâmica que só o mercado tem”, afirmou o diretor da ANP José Cesário Cecchi.

InstitucionalDevido à abrangência do tema, suas interfaces e os agentes econômicos envolvidos, a ANP optou pela realização do workshop. O evento abriu a possibilidade de participação do mercado e da sociedade na avaliação da pertinência de se promover revisão da regulamentação vigente, prevista na Agenda Regulatória da ANP para 2020-2021, obtendo subsídios para a análise de impacto regulatório (AIR).

O workshop contou com cerca de 120 participantes, incluindo representantes de empresas de geração de energia, distribuição de GNL, distribuição local de gás natural, consultorias jurídicas e técnicas, entidades de pesquisa e agentes de governo.

A ANP disponibilizou ainda, em seu portal, um formulário para o envio de contribuições, que serão recebidas até 20 de setembro.

Os próximos passos serão a consolidação de contribuições recebidas e a realização da análise de impacto regulatório. Caso a AIR conclua pela necessidade de revisão da portaria, será apresentada uma minuta de resolução, que será novamente submetida a comentários em um workshop e, em seguida, passará pelo processo de consulta e audiência públicas, antes da publicação da resolução final.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Petrobras informa sobre recorde de produção do FPSO Almi...
28/10/25
COP30
COP30 receberá exposição com fotografias sobre preservaç...
28/10/25
OTC Brasil 2025
Petrobras participa da OTC Brasil 2025, no Rio de Janeiro
27/10/25
OTC Brasil 2025
Infotec Brasil chega à OTC Brasil 2025 com foco em gente...
27/10/25
Brandend Content
Intercabos® celebra 25 anos de excelência e inovação no ...
27/10/25
Evento
Encontro anual da ATP debate inovação para fomentar dese...
24/10/25
Leilão
Petrobras vence leilão e arrenda terminal RDJ07 no Porto...
23/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
23/10/25
Oferta Permanente
Equinor arremata dois novos blocos na Bacia de Campos du...
23/10/25
Margem Equatorial
Foresea estende contratos das sondas ODN II e Norbe IX c...
22/10/25
Etanol
Setor naval busca no etanol brasileiro uma alternativa a...
21/10/25
Projeto
Parceria entre Neoenergia e Estaleiro Atlântico Sul most...
21/10/25
Pré-Sal
União recebe R$ 1,54 bilhão por acordo celebrado entre P...
21/10/25
OTC Brasil 2025
PPSA realiza evento sobre Leilão de Áreas Não Contratada...
21/10/25
Petrobras
Perfuração é liberada na Margem Equatorial
20/10/25
Margem Equatorial
Manifestação da ABESPetro sobre o licenciamento da Marge...
20/10/25
Bolsa de Valores
TKMS faz listagem na Bolsa de Frankfurt: estreia bem-suc...
20/10/25
Negócio
Transpetro lança licitação para aquisição de barcaças e ...
20/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23