Negócios

ANP recebe delegação do governo da Tanzânia

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) recebeu ontem (21) uma delegação do governo da Tanzânia interessada em conhecer a experiência brasileira no setor de biocombustíveis. Os nove integrantes do grupo foram recebidos pelo diretor Allan Kardec Duailibe, pelo sup

Redação
22/10/2010 12:15
Visualizações: 607
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) recebeu ontem (21) uma delegação do governo da Tanzânia interessada em conhecer a experiência brasileira no setor de biocombustíveis. Os nove integrantes do grupo foram recebidos pelo diretor Allan Kardec Duailibe, pelo superintendente de Divulgação e Comunicação Institucional, Durval Barros, além de especialistas da Agência.


O diretor Allan Kardec ressaltou a experiência de mais de 30 anos do Brasil em regulação e uso de biocombustíveis, iniciada em 1974 com o programa Proálcool, destacando a participação da ANP na introdução da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel derivado de petróleo. "A matriz energética brasileira é uma das mais limpas do mundo. Hoje, a participação do etanol na matriz de combustíveis é superior à da gasolina. Temos tido sucesso também como o biodiesel. O percentual obrigatório adicionado ao diesel, que começou em 2% em 2005, está em 5% desde janeiro deste ano", afirmou. Além de informações sobre o arcabouço regulador brasileiro para os biocombustíveis, os representantes da ANP apresentaram informações técnicas sobre a especificação dos produtos, o monitoramento da qualidade e a fiscalização do abastecimento, bem como sobre a cadeia de suprimento do mercado.


O Comissário para Assuntos de Energia e Petróleo do Ministério de Energia e Minérios da Tanzânia, Bashir J. Mrindoko, explicou que o país africano importa a totalidade dos derivados de petróleo que consome e por isso estuda incluir os biocombustíveis em sua matriz energética. "Os biocombustíveis são importantes para nós não apenas por questões ambientais, mas também por questões econômicas, porque precisamos reduzir nossa dependência do mercado externo", disse. Por meio do Itamaraty, o governo da Tanzânia solicitou apoio brasileiro para desenvolvimento de projeto "Strenghtening the Policy, Legal, Regulatory and Institutional Framework to Support the Development of a Sustainable Biofuels Industry in Tanzânia", que já está em curso.   


Além do comissário de Assuntos de Energia e Petróleo do Ministério de Energia e Minérios da Tanzânia (MEM), Bashir J. Mrindoko, também participaram do encontro o coordenador de Projetos de Política para Biocombustíveis do MEM, Paul M. Kiwele; o comissário interino para Energias Renováveis do MEM, Edward Leonard Ishengoma; os técnicos do MEM Styden Rwebangila, Esther O. Mfug, Boniface P. Mbilinyi e Fares Mahuha, e a advogada Salome Makange.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Petrobras
US$450 milhões serão investidos no maior projeto de moni...
14/04/26
Combustíveis
Etanol gera economia superior a R$ 2,5 bilhões em março ...
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23