RenovaBio

ANP soma 140 pedidos de certificação para emissão de nota de eficiência energética no CBios

Redação/Assessoria UDOP
10/10/2019 17:44
Visualizações: 1526

A ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis informou na manhã desta quinta-feira (10), que ao todo, até a data de hoje, 140 usinas estão em processo de certificação junto à agência para a obtenção de suas notas de eficiência energética, passo necessário para a emissão de CBios à partir de janeiro de 2020.

Segundo Carlos Orlando, Superintendente de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos -- SBQ da ANP, dos 140 processos em andamento, 113 têm comunicado de contratação; 19 tiveram a consulta pública encerrada; 2 estão com consulta pública em andamento; 5 usinas têm aviso de início de consulta pública e uma com consulta pública suspensa.

Ainda segundo Orlando, das 19 usinas com consultas encerradas, 5 encontram-se em análise pela ANP/SBQ; 8 com pendências notificadas pela ANP/SBQ e 6 não tiveram relatórios finais encaminhados pelas firmas inspetoras.

Para o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe, o RenovaBio vive hoje uma fase importante, sendo necessário que mais e mais usinas possam certificar-se para atender a meta estabelecida pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) fixada em 28,7 milhões de CBios. "Considerando que nosso mercado carburante é da ordem de 30 bilhões de litros de etanol e 6 bilhões de litros de biodiesel, segundo informações de Martinho Ono da SCA, temos que agilizar os processos de certificação para fazermos nossa parte no sucesso do RenovaBio", destaca Salibe.

A ANP informou ainda que já somam 8 o número de firmas inspetoras credenciadas pela agência, sendo: Green Domus, SGS, Instituto Totum, Fundação Vanzolini, KPMG, Benri, Verifit e Intertek. As duas primeiras detêm a grande maioria dos contratos, e as duas últimas tiveram credenciamentos aprovados pela Diretoria Colegiada da ANP no último dia 08 de outubro.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Maior disponibilidade de gás natural fortalece cadeia pe...
03/11/26
Estudo
Firjan lança estudo Petroquímica e Fertilizantes no Rio ...
03/11/26
Resultado
Com 6,120 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/11/26
Pré-Sal
Com 180 mil barris por dia, P-78 (Búzios 6) atinge topo ...
03/11/26
Combustíveis
ANP enviará ao Cade processos contra distribuidoras por ...
03/11/26
Etanol
Etanol encerra a semana em alta, com valorização do hidr...
03/11/26
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.