RenovaBio

Aprovada revisão de resolução para incluir operação na emissão de CBIOs

Redação TN Petróleo, Agência ANP
22/02/2024 17:12
Aprovada revisão de resolução para incluir operação na emissão de CBIOs Imagem: Divulgação Visualizações: 1455

A Diretoria da ANP aprovou hoje (22/2) alteração na Resolução ANP nº 802, de 2019, no âmbito do RenovaBio. O objetivo é incluir Códigos Fiscais de Operações e Prestações (CFOP) em transações de venda à ordem de biocombustíveis no rol de operações aptas a gerar lastro para emissão de Créditos de Descarbonização (CBIOs).

O CFOP, ferramenta do sistema tributário nacional, identifica, em síntese, determinada operação por categorias quando da emissão da nota fiscal e, em função de seu tipo, decorre a tributação aplicável. Já a venda à ordem, também conhecida como "Operação Triangular", consiste em transação em que uma empresa vende determinado produto a outra, porém efetua a entrega (remessa) para uma terceira.

A alteração na resolução visa a acabar com a impossibilidade atual de geração de CBIO quando a comercialização de biocombustíveis ocorre pela modalidade de venda à ordem, impedindo que parte do volume desses produtos possa gerar lastro para emissão desses créditos. Essa situação pode prejudicar alguns produtores de etanol e reduzir oferta de CBIOs aos distribuidores, que são, por lei, a parte obrigada na aquisição e aposentadoria desses créditos para cumprimento de suas metas.

Como funciona o RenovaBio

O RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustíveis. Um de seus principais instrumentos é o estabelecimento de metas nacionais anuais de descarbonização para o setor de combustíveis, de forma a incentivar o aumento da produção e da participação de biocombustíveis na matriz energética de transportes do país.

As metas nacionais são estabelecidas pelo CNPE e são anualmente desdobradas, pela ANP, em metas individuais compulsórias para os distribuidores de combustíveis, conforme suas participações no mercado de combustíveis fósseis.

As distribuidoras de combustíveis deverão comprovar o cumprimento de metas individuais compulsórias por meio da compra de Créditos de Descarbonização (CBIO), ativo financeiro negociável em bolsa, derivado da certificação do processo produtivo de biocombustíveis com base nos respectivos níveis de eficiência alcançados em relação a suas emissões.

Saiba mais sobre o RenovaBio: https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/renovabio.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Energia Solar
Axial Brasil inicia montagem de trackers solares em usin...
31/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 destaca alto potencial energético do paí...
30/10/25
Comunicação Case
Nestlé torna acessíveis as embalagens de seus 1,2 mil pr...
28/10/25
Transição Energética
Fórum de Powershoring em Fortaleza debate aceleração de ...
24/10/25
Financiamento
Banco do Nordeste investirá R$ 360 milhões para reforçar...
23/10/25
Saúde e Bem-estar
Global Work lança ecossistema com avatares para promover...
22/10/25
Energia Elétrica
Auditório lotado no SNPTEE para o painel "Batalha das Co...
21/10/25
Comunicação
Great ideas start on Mac Filme da Apple tem narração de ...
21/10/25
Margem Equatorial
Concessão de licença para perfuração na Margem Equatoria...
20/10/25
Saúde e Bem-estar
Dados da Gallup revelam como paz, saúde e bem-estar emoc...
20/10/25
Saúde e Bem-estar
Dados da Gallup revelam como paz, saúde e bem-estar emoc...
20/10/25
COP30
Especialistas defendem foco em implementação, financiame...
17/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Prêmio
Porto Sudeste é premiado por projeto "Mulheres Extraord...
09/10/25
Certificação
Asia Shipping recebe Selo de Maturidade nível Ouro por s...
08/10/25
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Instituto Conselheira 101 e Fundação Dom Cabral ampliam ...
08/10/25
Transição Energética
Edital da EDP vai destinar até R$ 500 mil a projetos de ...
07/10/25
Sustentabilidade
Amazon Brasil e Petrobras anunciam iniciativa de colabor...
02/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.