<P>A empresa francesa CMA CGM, terceira maior transportadora marítima do mundo e quinta em operação no País, inaugurou no último dia 25 a linha expressa Brasil-Índia-Oriente Médio, marcada com a chegada do navio CMA CGM Rio Grande ao Rio Grande do Sul. A empresa é a primeira a oferecer esse ...
A Tribuna - SPA empresa francesa CMA CGM, terceira maior transportadora marítima do mundo e quinta em operação no País, inaugurou no último dia 25 a linha expressa Brasil-Índia-Oriente Médio, marcada com a chegada do navio CMA CGM Rio Grande ao Rio Grande do Sul. A empresa é a primeira a oferecer esse serviço, denominado Vasco Express, que tem escalas previstas para Santos.
A embarcação operou no Terminal de Contêineres do Porto de Rio Grande, com embarque de frango e carne congelada, além de outras commodities como tabaco e resina.
Com periodicidade semanal, o Vasco Express utilizará sete navios, disponibilizando um total de 1.850 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em cada carregamento. Há também 350 plugs para conexão de contêineres refrigerados.
O Vasco Express ligará os portos do Rio de Janeiro, Santos, Paranaguá, Itajaí e Rio Grande com os portos de Salalah (Oman), Khorfakkan (Emirados Árabes), Nhava Sheva (Índia), Port Louis (Ilhas Mauricius) e Durban (África do Sul). O retorno de Durban será sem escalas para o Rio de Janeiro.
Para os representantes de setor de exportação gaúcho, o início dessa nova linha será fundamental para o desenvolvimento e colocação dos seus produtos em toda área do Oriente Médio e Índia, região de franca expansão para as mercadorias brasileiras.
No mundo, a CMA CGM, que tem sede em Marselha (França), fatura 5,7 bilhões de euros por ano e se consolida como a empresa de transporte marítimo que mais cresce no Brasil. Sua participação no mercado brasileiro aumentou 25,3% no primeiro semestre de 2006, contra 7,1% de crescimento do setor.
Fonte: A Tribuna - SP
Fale Conosco