Portos

Associação de Terminais Portuário Privados cria Comitê de Inovação e debate licenciamento e segurança na navegação

Companhias e autoridades participam do 1º Encontro de Comitês da ATP e destacam relevância de novas soluções para a competitividade e sustentabilidade dos portos.

Redação TN Petróleo/Assessoria ATP
08/08/2025 08:15
Associação de Terminais Portuário Privados cria Comitê de Inovação e debate licenciamento e segurança na navegação Imagem: Divulgação ATP Visualizações: 2708

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), que reúne empresas de grande porte e congrega 70 portos privados do país, anunciou nesta quinta-feira (07/08) a criação do seu Comitê de Inovação. O lançamento foi feito durante o 1º Encontro de Comitês da entidade (Sustentabilidade, Jurídico, Infraestrutura, Comunicação e Segurança), realizado, em Brasília, com a participação de representantes das companhias associadas e autoridades, que destacaram a relevância da inovação como indutora do desenvolvimento portuário e essencial para a eficiência e competitividade dos portos brasileiros e das exportações do país no mercado global.

Participaram da abertura do 1º Encontro de Comitês, o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a diretora-executiva Gabriela Costa; Valter Souza, diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional do Transporte (CNT); Bruno Orlandi, secretário de Portos de Santos; Flávia Takafashi, diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); e Mariana Pescatori, secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos.

"Este foi um encontro que veio para se manter nos próximos anos. Foi extremamente positivo para envolver todos os participantes de todos os seis comitês da ATP, em prol da nossa associação e do desenvolvimento sustentável dos portos privados, que são fundamentais para a economia brasileira", afirmou o presidente da ATP, cujas empresas associadas movimentam 60% da carga portuária do país, atuando em áreas como mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres e complexos logísticos, relevantes para o comércio exterior do Brasil.

Após a abertura do evento, os coordenadores dos seis comitês da ATP fizeram uma exposição sobre as principais pautas em andamento. Na parte da tarde, o 1º Encontro de Comitês da ATP realizou uma discussão integrada sobre o tema "Dragagem, licenciamento e segurança pública na navegação", tratando de entraves regulatórios, operacionais e institucionais que afetam os terminais portuários. Debateram o tema Letícia Nascimento Vimeney (Comar/Ibama); Edme Tavares, diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT; e Dino Antunes, secretário Nacional de Hidrovias e Navegação.

Na parte final do evento, foi lançado o Comitê de Inovação da ATP. Tetsu Koike, diretor de Programa de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do Ministério de Portos e Aeroportos, destacou como a inovação é indutora do desenvolvimento portuário.
 

"A ATP inovou e acertou na criação do seu novo Comitê de Inovação. É fundamental a discussão técnica de temas de interesse coletivo para ter propostas de soluções que possam ser encaminhadas aos órgãos competentes", disse o diretor.

Sobre a ATP - A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) representa os interesses e atua em defesa do segmento privado e na modernização dos portos brasileiros, relevantes para a infraestrutura econômica e o desenvolvimento do país. Atualmente, a associação reúne 36 empresas de grande porte e congrega 70 Terminais Privados do país. Juntas, as empresas movimentam 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos.
A ATP reúne associadas que atuam em áreas como mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres e complexos logísticos, relevantes para o comércio exterior e a economia brasileira.
 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Portos
Fundo da Marinha Mercante aprova projetos portuários com...
13/02/26
Sustentabilidade
Camorim amplia ações de sustentabilidade com projeto par...
06/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
29/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
29/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Sustentabilidade
Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade p...
27/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
23/01/26
Turismo
Porto do Rio de Janeiro receberá sete navios de cruzeiro...
23/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
Resultado
Granel sólido e contêineres impulsionam alta de 26% na m...
19/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
17/01/26
Resultado
Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em ...
16/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.