Portos

Associação de Terminais Portuário Privados cria Comitê de Inovação e debate licenciamento e segurança na navegação

Companhias e autoridades participam do 1º Encontro de Comitês da ATP e destacam relevância de novas soluções para a competitividade e sustentabilidade dos portos.

Redação TN Petróleo/Assessoria ATP
08/08/2025 08:15
Associação de Terminais Portuário Privados cria Comitê de Inovação e debate licenciamento e segurança na navegação Imagem: Divulgação ATP Visualizações: 2504

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), que reúne empresas de grande porte e congrega 70 portos privados do país, anunciou nesta quinta-feira (07/08) a criação do seu Comitê de Inovação. O lançamento foi feito durante o 1º Encontro de Comitês da entidade (Sustentabilidade, Jurídico, Infraestrutura, Comunicação e Segurança), realizado, em Brasília, com a participação de representantes das companhias associadas e autoridades, que destacaram a relevância da inovação como indutora do desenvolvimento portuário e essencial para a eficiência e competitividade dos portos brasileiros e das exportações do país no mercado global.

Participaram da abertura do 1º Encontro de Comitês, o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a diretora-executiva Gabriela Costa; Valter Souza, diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional do Transporte (CNT); Bruno Orlandi, secretário de Portos de Santos; Flávia Takafashi, diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); e Mariana Pescatori, secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos.

"Este foi um encontro que veio para se manter nos próximos anos. Foi extremamente positivo para envolver todos os participantes de todos os seis comitês da ATP, em prol da nossa associação e do desenvolvimento sustentável dos portos privados, que são fundamentais para a economia brasileira", afirmou o presidente da ATP, cujas empresas associadas movimentam 60% da carga portuária do país, atuando em áreas como mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres e complexos logísticos, relevantes para o comércio exterior do Brasil.

Após a abertura do evento, os coordenadores dos seis comitês da ATP fizeram uma exposição sobre as principais pautas em andamento. Na parte da tarde, o 1º Encontro de Comitês da ATP realizou uma discussão integrada sobre o tema "Dragagem, licenciamento e segurança pública na navegação", tratando de entraves regulatórios, operacionais e institucionais que afetam os terminais portuários. Debateram o tema Letícia Nascimento Vimeney (Comar/Ibama); Edme Tavares, diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT; e Dino Antunes, secretário Nacional de Hidrovias e Navegação.

Na parte final do evento, foi lançado o Comitê de Inovação da ATP. Tetsu Koike, diretor de Programa de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do Ministério de Portos e Aeroportos, destacou como a inovação é indutora do desenvolvimento portuário.
 

"A ATP inovou e acertou na criação do seu novo Comitê de Inovação. É fundamental a discussão técnica de temas de interesse coletivo para ter propostas de soluções que possam ser encaminhadas aos órgãos competentes", disse o diretor.

Sobre a ATP - A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) representa os interesses e atua em defesa do segmento privado e na modernização dos portos brasileiros, relevantes para a infraestrutura econômica e o desenvolvimento do país. Atualmente, a associação reúne 36 empresas de grande porte e congrega 70 Terminais Privados do país. Juntas, as empresas movimentam 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos.
A ATP reúne associadas que atuam em áreas como mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres e complexos logísticos, relevantes para o comércio exterior e a economia brasileira.
 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
Meio ambiente
PortosRio realiza mutirões de limpeza e conscientização ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Resultado
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movime...
19/12/25
Investimento
Novos projetos aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante ...
19/12/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba conclui 2025 com obras estruturantes e...
18/12/25
Resultado
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam ...
18/12/25
Leilão
Governo Federal fará em fevereiro o primeiro bloco de le...
17/12/25
Bahia
PortosRio participa da 4ª Assembleia Geral Itinerante da...
16/12/25
Navegação Interior
Hidrovias reduzem emissões e se consolidam como modelo d...
16/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
15/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Investimentos
Terminal de contêineres do Porto do Rio de Janeiro receb...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.