Logística

Aumento de capital da LLX deve chegar a US$ 300 mi

<P>O aumento de capital planejado pela LLX Logística, empresa do grupo EBX, de Eike Batista, deve atingir cerca de US$ 300 milhões, segundo analistas ouvidos pelo Valor. A expectativa é que a operação se realize até o fim deste ano. O dinheiro obtido garantirá parte dos recursos necessários ...

Valor Econômico
06/10/2008 00:00
Visualizações: 557 (0) (0) (0) (0)

O aumento de capital planejado pela LLX Logística, empresa do grupo EBX, de Eike Batista, deve atingir cerca de US$ 300 milhões, segundo analistas ouvidos pelo Valor. A expectativa é que a operação se realize até o fim deste ano. O dinheiro obtido garantirá parte dos recursos necessários para o desenvolvimento de dois projetos: os portos do Açu e do Sudeste, no Rio.

O presidente da LLX, Ricardo Antunes, disse, na sexta-feira, que a operação já foi discutida com os acionistas, mas não quis antecipar números. Segundo ele, o grupo controlador, formado por Batista e pelo fundo de pensão dos professores de Ontário, no Canadá, o OTPP, se comprometeu a participar do aumento de capital.

Do capital da LLX, 57% pertencem a Batista e aos executivos da empresa, 19% estão com o OTPP e o restante, com minoritários. Um analista disse que a LLX terá de dar a todos os acionistas o direito de participar da subscrição de ações.

Os detalhes da capitalização foram a boa notícia em um dia em que a LLX comunicou a suspensão do projeto do Porto Brasil, em Peruíbe (SP). Antunes atribuiu a decisão a questões de disciplina financeira em um cenário de escassez de crédito. A ação da LLX fechou em R$ 1,20 na sexta-feira, com queda de 26%. Desde que se listou na bolsa, em 28 de julho, cai 75%.

Com a suspensão, a LLX reduz em cerca de 50% a demanda de investimento total, que cai de US$ 3,9 bilhões para US$ 2 bilhões. E diminui o fluxo de desembolsos, sobretudo a curto prazo. A estimativa da companhia é desenvolver os projetos com 25% de recursos próprios e 75% de financiamento.

Antunes disse que a empresa tem caixa de R$ 380 milhões e já teve linhas de crédito aprovadas pelo BNDES, de R$ 1,32 bilhão, com prazo de 12 anos e custo, em reais, de 9% ao ano. Em dólares, o custo ficaria abaixo da Libor (taxa interbancária do mercado londrino), um custo razoável. Outro financiamento tramita no BNDES.

Os analistas não se surpreenderam com a suspensão do porto, que precisaria superar vários aspectos regulatórios, ambientais e fundiários até tornar-se realidade.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.