<P>Nesta quarta-feira (21), às 14h, a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) realizou uma reunião com os representantes das transportadoras e dos operadores portuários do Porto do Rio Grande para apresentar o novo sistema de pesagem do Porto Novo. Durante a apresentação os presentes f...
Porto em NotíciasNesta quarta-feira (21), às 14h, a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) realizou uma reunião com os representantes das transportadoras e dos operadores portuários do Porto do Rio Grande para apresentar o novo sistema de pesagem do Porto Novo. Durante a apresentação os presentes foram informados de como funcionará o novo sistema que será on-line, dando maior agilidade e controle ao processo.
O novo sistema de pesagem informatizado do Porto Novo do Rio Grande conta com balanças que utilizam transponders - dispositivos que possuem um circuito integrado ao sistema do Porto onde serão armazenadas todas as informações da movimentação de mercadorias de cada empresa. Com esse sistema as transportadoras realizarão o cadastramento dos veículos que irão operar no Porto e os operadores portuários farão o agendamento de suas cargas, informando o caminhão, motorista, tipo de operação, peso, navio ou armazém e transportadora. Os dados poderão ser enviados via on-line para o Porto, não havendo mais a necessidade do operador portuário ir até o porto. Ao receber os dados o administrador do sistema faz uma análise e emiti, através de e-mail, uma resposta ao solicitante aprovando ou não o agendamento.
O novo sistema informatizado, desenvolvido pela empresa Marca Sistemas, garante maior precisão e controle dos dados. Anteriormente, as balanças do Porto eram manuais podendo haver erro humano durante o processo. Em um primeiro momento, para haver uma adaptação gradual ao sistema, as balanças entram em operação apenas na pesagem da carga à granel para posteriormente trabalharem com carga geral.
Conforme o diretor Administrativo e Financeiro do Porto do Rio Grande, Sinésio Cerqueira Neto, o novo sistema propiciará um controle mais eficaz das cargas, dando maior credibilidade ao cais público. Estamos investindo na modernização do Porto Novo para prestar melhores serviços aos nossos usuários, agilizando os processos e atraindo mais cargas, salienta o diretor do Porto.
O Porto Novo do Rio Grande contava com duas balanças manuais que foram adaptadas para o novo sistema. Além disso, duas novas balanças automáticas foram construídas, estando uma já concluída e outra em fase final. Ao todo foram investidos nas quatro balanças, com recursos próprios da Suprg, cerca de R$ 650 mil.
Fonte: Porto em Notícias
Fale Conosco
22