Negócios

Belgas de olho no superporto no Espírito Santo

A construção de um superporto no Espírito Santo, mesmo ainda sendo apenas um projeto, já está atraindo empresários de outros países, como é o caso dos representantes do Porto Internacional de Antuérpia (PAI), na Bélgica. Eles e

A Gazeta (Vitória)
08/04/2011 06:57
Visualizações: 821
A construção de um superporto no Espírito Santo, mesmo ainda sendo apenas um projeto, já está atraindo empresários de outros países, como é o caso dos representantes do Porto Internacional de Antuérpia (PAI), na Bélgica. Eles estiveram ontem na Capital para conhecer um dos possíveis locais onde poderá ser construído o porto de águas profundas, na região de Praia Mole, Vitória.
 
 
 
A visita foi realizada ainda ontem, às 11 horas, depois de reunião que os representantes do Porto de Antuérpia - o presidente Van Peel, e os diretores Filip Herremans e Yannick Dufraimont - mantiveram com o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Angelo Baptista.
 
 
 
No encontro, foi discutida a colaboração dos especialistas do porto da Bélgica no projeto do terminal de contêineres que se pretende construir no Espírito Santo. Praia Mole é um dos três locais indicados no estudo sobre logística, elaborado pelo governo do Estado. Os outros dois locais são Barra do Riacho (Aracruz) e Ubu, em Anchieta.
 
 
 
A consultoria que os empresários belgas poderiam dar incluem aspectos financeiros, de construção civil e de gerenciamento do que está sendo chamado de superporto. Na semana passada, Angelo Baptista anunciou que o conselho de administração da Codesa aprovou a contratação do estudo, via licitação, do projeto do superporto. A previsão é de que as obras do novo terminal comecem em 2013.
 
 
 
O Porto de Antuérpia, segundo seus representantes, identificou o Porto de Vitória como uma oportunidade de negócios no Brasil. "Com a nossa presença no mercado brasileiro, no Espírito Santo, poderemos dobrar ou até triplicar o volume de cargas com o Brasil, que em 2010 foi de 7,4 milhões de toneladas", afirmou Dufraimont, ao destacar o interesse da Bélgica em participar do projeto do superporto.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.