Pernambuco

Brasil e Venezuela divergem sobre refinaria

Valor Econômico
15/01/2009 02:17
Visualizações: 1777

A parceria entre a Petrobras e a venezuelana PDVSA na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, esbarra em uma divergência sobre os preços de referência do petróleo que será processado na unidade. O tema está na pauta da reunião de amanhã, em Caracas, entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez. Em dezembro, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, enviou carta ao ministro venezuelano de Energia, Rafael Ramírez, informando que a divergência precisa ser resolvida. Gabrielli acompanha a visita oficial.

 

O acordo inicial entre as duas estatais previa que cada uma assinasse contratos de venda de 100 mil barris/dia de seu petróleo para a refinaria, que terá capacidade de processar 200 mil barris de petróleo pesado. Também conhecida como Refinaria do Nordeste, ela será controlada por uma empresa de capital misto, sendo 60% da Petrobras e 40% da PDVSA.

 

Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento da Petrobras, disse ao Valor que a empresa já assinou contrato entre a refinaria prevendo que o petróleo brasileiro - do tipo Marlim, produzido na bacia de Campos - terá seu preço referenciado no mercado internacional. Isso significa que está sujeito ao “desconto” de praxe em relação ao Brent, por exemplo, que é um petróleo mais leve e mais caro.

 

Como Venezuela e Brasil produzem petróleo pesado, que chega a vendido até US$ 20 abaixo do Brent (que é referência no mercado europeu), a Petrobras pediu que a PDVSA assinasse um contrato similar. É o mesmo modelo aceito pela espanhola Repsol quando comprou 30% da refinaria Alberto Pasqualini (Refap) no Paraná.

 

Segundo Costa o acordo estava quase fechado quando a PDVSA pediu uma reavaliação e informou depois que não aceitava usar um preço de referência internacional. Prefere uma “referência Venezuela”. Gabrielli informou Ramírez que essa forma “não é aceitável”.

 

Agora, nas palavras de Costa, a companhia “vai escutar” o que os venezuelanos têm a dizer. Até o momento, a Petrobras foi a única empresa da sociedade a investir na refinaria. Pagou todas as despesas com terraplanagem e já recebeu proposta para aquisição das principais unidades da refinaria.

 

Já se arrasta há cinco anos a negociação entre Petrobras e PDVSA sobre investimentos conjuntos. Inicialmente a parceria envolvia a entrada da brasileira na exploração e produção de petróleo na faixa do Orinoco e de gás em Mariscal Sucre, além de projetos de produção em cinco campos maduros. Na Venezuela, a Petrobras teria participação de 40% nos projetos, mesmo percentual oferecido à PDVSA na refinaria do Nordeste, que nem tinha localização definida à época.

 

A Petrobras acabou desistindo de explorar gás e petróleo na Venezuela. Entre as dificuldades, houve indefinição no tamanho das reservas no Orinoco, mudança nos contratos da Venezuela com as petroleiras e as descobertas no Brasil, que vão exigir muito pessoal qualificado e investimentos. Apesar de os projetos serem ligados e a Petrobras ter desistido dos negócios na Venezuela, a PDVSA segue como sócia potencial da refinaria.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Na ROG.e, Firjan SENAI promove a 30ª edição do programa ...
20/09/26
ROG.e 2026
Primeira edição da Energy Run reúne mais de 1 mil partic...
20/09/26
BRANDED CONTENT
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
19/09/26
ROG.e 2026
Firjan SENAI SESI apresenta na ROG.e novas tecnologias d...
18/09/26
ROG.e 2026
Camorim investe R$ 250 milhões em 2026 para ampliar frot...
18/09/26
ROG.e 2026
Repsol Sinopec Brasil participa da ROG.e 2026 com agenda...
18/09/26
ROG.e 2026
PPSA inicia série de palestras na ROG.e com temas sobre ...
18/09/26
ROG.e 2026
ABESPetro promove fórum sobre cadeia de suprimentos de ó...
18/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
18/09/26
ROG.e 2026
Constellation leva à ROG.e 2026 liderança operacional, i...
18/09/26
ROG.e 2026
Avanços em Wahoo e eficiência operacional integram agend...
18/09/26
ROG.e 2026
Vallourec apresenta novas tecnologias para operações off...
18/09/26
Brasil
CoreMarine dá um passo decisivo para expandir sua presen...
18/09/26
ROG.e 2026
SLB celebra 80 anos no Brasil na ROG.e 2026 e destaca av...
17/09/26
ROG.e 2026
ANP participará de evento que reúne o setor de energia
17/09/26
ROG.e 2026
BRAVA Energia consolida presença na ROG.e 2026 com desta...
17/09/26
ROG.e 2026
IATI leva dez tecnologias desenvolvidas em Pernambuco à ...
17/09/26
ANP
Oferta Permanente: divulgadas as sequências das ofertas ...
17/09/26
Petroquímica
Braskem registra recorde histórico de produção de propen...
17/09/26
ROG.e 2026
Eficiência energética com redução de consumo de diesel é...
17/09/26
ROG.e 2026
M&O e Belga Marine apresentam soluções globais para ener...
17/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25