<P>Genebra – O Brasil não chega a um acordo com os Estados Unidos e deverá apelar por uma intervenção do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, no caso envolvendo os subsídios ao algodão dado pelo governo americano. O Brasil conseguiu abrir uma nova disputa h...
Gazeta do Povo (PR)Genebra – O Brasil não chega a um acordo com os Estados Unidos e deverá apelar por uma intervenção do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, no caso envolvendo os subsídios ao algodão dado pelo governo americano. O Brasil conseguiu abrir uma nova disputa há 20 dias na entidade máxima do comércio, mas não consegue agora chegar a um acordo com os americanos sobre quem deveriam ser os árbitros que julgariam a questão. Para analistas em Genebra, o comportamento americano de evitar que a escolha dos árbitros seja feita tem como objetivo atrasar ainda mais uma decisão sobre o caso que já dura meses.
Em 2005, o Brasil venceu a disputa contra os subsídios da Casa Branca na OMC. Pela decisão da entidade, os Estados Unidos seriam obrigados a reformar seu sistema de apoio ao algodão. Washington garante que fez sua parte, mas o governo brasileiro estima que apenas 15% dos subsídios ilegais foram retirados.
Fonte: Gazeta do Povo (PR)
Fale Conosco