Hidrogênio Verde

CCEE colocará o Brasil na vanguarda do debate global sobre hidrogênio renovável

Representantes da organização vão a Paris para defender a criação de um grupo de trabalho no Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE

Redação TN/Assessoria CCEE
26/08/2022 13:08
CCEE colocará o Brasil na vanguarda do debate global sobre hidrogênio renovável Imagem: Divulgação Visualizações: 1175 (0) (0) (0) (0)

Na próxima segunda-feira (29), representantes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE vão a Paris para defender a criação de um grupo de trabalho voltado para a certificação da energia que será utilizada na produção de hidrogênio renovável. A proposta será levada para a sessão 2022 do Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE, a maior comunidade global do setor.

A iniciativa, que já foi pré-aprovada pelo órgão, deverá ser liderada pelo Brasil e, segundo a CCEE, será fundamental para posicionar o país como referência na produção do insumo de forma limpa. O grupo contará com a contribuição da própria Câmara e de integrantes de outros países interessados. 

Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio se apresenta como um negócio bastante promissor para o Brasil, que poderá ser um dos principais exportadores do produto, haja vista todo o potencial do país para a geração de energia renovável. Além da capacidade das usinas hidrelétricas, os parques eólicos e os empreendimentos solares instalados em território nacional seguem batendo constantes recordes de produção e têm perspectivas de crescimento exponencial.

“A garantia de origem para a energia elétrica que será usada na fabricação de hidrogênio, com certeza, será requisito mínimo para que consigamos vender o insumo internacionalmente. É por isso que a certificação é um tema tão importante”, explica Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da Câmara. Até o final de 2022, a CCEE já vai lançar um modelo simplificado de certificação visando esse mercado, com planos para expandir o serviço nos próximos anos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
Transição Energética
ENGIE Day celebra 10ª edição com debates sobre regulação...
26/06/25
Etanol de milho
Abertura da China amplia parceria estratégica para copro...
25/06/25
Etanol
ORPLANA recebe apoio de associações em defesa do CONSECA...
25/06/25
Evento
FIEE realizará 1º Congresso da Indústria Eletroeletrônic...
24/06/25
Energia elétrica
Selco economiza mais de R$ 110 mil em oito meses ao migr...
24/06/25
RenovaBio
AGU garante aplicação de metas de descarbonização defini...
18/06/25
Rio de Janeiro
Sebrae Rio promove Seminário de Transição Energética
17/06/25
Descarbonização
Brasil fica em 1º lugar em programa global de descarboni...
17/06/25
Petrobras
Relatório de Sustentabilidade mostra investimento de US$...
16/06/25
RenovaBio
ANP aprova nova norma para certificação de biocombustíveis
12/06/25
Energia Eólica
Complexo Eólico Ventos de São Zacarias é inaugurado na d...
11/06/25
Parceria
ORPLANA e IAC firmam parceria para inovação e sustentabi...
11/06/25
Internacional
Brasil recebe o principal evento global de hidrogênio a ...
11/06/25
Fertilizantes
Petrobras produz primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em Ar...
10/06/25
Evento
Fenasucro & Agrocana 2025 reforça compromisso ambiental ...
10/06/25
Relatório
Petronect lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade
06/06/25
Etanol
ORPLANA promove encontros com associações para esclarece...
06/06/25
Amazônia
FGV Energia e Petrobras firmam parceria para geração de ...
06/06/25
Transição Energética
BNDES, Petrobras e Finep lançam edital para FIP em trans...
05/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.