Energia Eólica

CGN Brasil Energia inaugura parque eólico na Bahia

O Complexo Eólico Tanque Novo possui capacidade para abastecer cerca de 430 mil residências brasileiras com energia renovável

Redação TN Petróleo/Assessoria
30/05/2023 14:24
CGN Brasil Energia inaugura parque eólico na Bahia Imagem: Eduardo Freire Visualizações: 2367

O Complexo Eólico Tanque Novo, inaugurado em maio de 2023 pela CGN Brasil Energia, está localizado nos municípios de Tanque Novo e Caetité, na região sul da Bahia, e abrange uma área de aproximadamente 30 quilômetros de extensão. O projeto contou com um investimento de R$ 1.15 bilhão e pretende ampliar a oferta de energia renovável no Brasil.

“Hoje temos o prazer de inaugurar esse parque na Bahia para a produção de energia renovável, gerando empregos, fazendo a transição energética e fortalecendo a relação de parceria entre a Bahia e a China. A CGN Brasil Energia também inaugurou hoje uma Base de Educação Científica em Tanque Novo para que a população local possa conhecer a ciência por trás da geração de energia limpa”, comentou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O empreendimento possui 40 aerogeradores e é o segundo projeto greenfield da CGN no Brasil. O complexo está subdivido em sete Parques Eólicos, em conjunto, possuem capacidade de geração de 180 MW, podendo abastecer até 430 mil residências com energia limpa. O projeto Tanque Novo é responsável por gerar uma impressionante quantidade de 720 milhões de kWh de eletricidade anualmente, contribuindo de forma significativa para o suprimento energético. Além disso, também desempenha um papel fundamental na redução das emissões de carbono, evitando a liberação de 650.000 toneladas por ano na atmosfera.

“Este complexo é um exemplo grandioso do potencial de cooperação entre nossos países, gerando oportunidades e desenvolvimento sustentável para a região e para todo o Brasil. Destaco o papel essencial do Ministro Alexandre Silveira na reconstrução dessa relação, liderando esforços para ampliar a cooperação econômica e energética entre Brasil e China. O Complexo Eólico Tanque Novo é uma garantia do compromisso da China com o Brasil e seu papel como parceiro estratégico no setor energético”, afirmou o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Efrain Cruz.

Geração de empregos e projetos sociais

Para o prefeito de Tanque Novo, Dr. Paulo Ricardo Bonfim Carneiro o empreendimento só trará benefícios para a região, como maior circulação de renda com a geração de empregos e a recuperação ambiental por meio de ações educativas que a CGN está promovendo com a comunidade local. “Estamos em uma região de transição entre Caatinga e Cerrado e a educação ambiental tem sido fundamental para que a população respeite mais a nossa natureza”, afirma Dr Ricardo.

O Complexo Eólico Tanque Novo gerou aproximadamente 800 postos de trabalho na região, além disso, foram oferecidos cursos com o objetivo de capacitar os moradores dos municípios e arredores para que estes pudessem ser absorvidos pelo empreendimento ou por outras vagas de emprego. 

“Foi executada uma oficina voltada para orientar a elaboração de currículos, além de três cursos de capacitação técnica para a população local dos municípios de Caetité e Tanque Novo”, explica Lidiane Deoti, gerente do departamento de SHEQ, da CGN Brasil.

Inovação para gerar energia limpa

Um dos principais diferenciais do Complexo Tanque Novo é o uso de aerogeradores com as maiores pás usadas no Brasil, ampliando a capacidade de geração de energia limpa. A CGN Brasil em conjunto com o Porto de Enseada elaborou um projeto pioneiro de logística para a entrega das pás importadas da China na região sul da Bahia, promovendo um intercâmbio tecnológico inédito entre os países que será fundamental no estreitamento da relação entre Brasil e China.

O CEO da CGN Brasil. Yao Zhigang garante que a empresa está comprometida em investir na evolução da economia brasileira com a produção de energia limpa e renovável por meio da  troca de conhecimentos de tecnologia e capacitação do capital humano. 

Sobre a CGN Brasil 

A CGN Brasil nasceu em 2019 como a plataforma de investimento em geração de energia limpa do Grupo CGN no país, que atualmente possui sete usinas eólicas e duas usinas solares que juntas somam uma capacidade de mais de 1.444 Megawatts de geração, tornando a CGN Brasil uma das dez maiores geradores de energia renováveis do Brasil. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Responsabilidade Social Empresarial
Programa Mulheres do Nosso Bairro, da ENGIE, investe mai...
15/12/25
Saúde Mental
CVV reforça plantão especial durante as festas de fim de ano
15/12/25
Meio ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Arte e Cultura
Aventura e TotalEnergies inauguram um novo ciclo para um...
10/12/25
Meio ambiente
ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de el...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
Campanha
Dezembro Laranja: Especialista lista 4 recomendações par...
09/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
CAUSA
Neste Natal, presenteie com propósito ao lado de Médicos...
02/12/25
Certificação
TKMS Estaleiro Brasil Sul é reconhecida com a certificaç...
02/12/25
Descarbonização
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Comunicação Case
O Boticário aborda bullying familiar, em campanha de Natal
28/11/25
Transição Energética
Transição energética avança no Quebec e mira empresas br...
27/11/25
Energia Solar
EDP coloca em operação usina solar na fábrica da Johnson...
26/11/25
Inclusão social
Vale lança campanha solidária para contribuir com a incl...
26/11/25
Comunicação
Legal Design, Linguagem Simples e Black Friday: nova lei...
26/11/25
Incentivo à Inovação
PETRONAS Brasil lança o I Desafio de Inovação para promo...
25/11/25
Comunicação
Creators negros apostam no futuro da Creator Economy e q...
21/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.