Espírito Santo

Chineses querem estaleiros de R$ 1 bi no Norte e no Sul do Estado

<P>O Espírito Santo é candidato forte a receber investimento de duas grandes empresas chinesas interessadas na construção de estaleiros no litoral capixaba. Os dois projetos somam recursos da ordem de R$ 1 bilhão e, se concretizados, serão responsáveis pela geração de milhares de empregos e...

A Gazeta - ES
28/05/2008 00:00
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O Espírito Santo é candidato forte a receber investimento de duas grandes empresas chinesas interessadas na construção de estaleiros no litoral capixaba. Os dois projetos somam recursos da ordem de R$ 1 bilhão e, se concretizados, serão responsáveis pela geração de milhares de empregos e também pela inserção do Estado no mapa brasileiro como provedor de embarcações navais.

Uma das empresas, a Jurong, está em negociação com a Aracruz Celulose para viabilizar a área de sua propriedade localizada próxima ao Porto de Barra do Riacho, onde será construído o estaleiro, que terá investimento de cerca de R$ 500 milhões. O projeto da Jurong foi apresentado ao governador Paulo Hartung poucos dias antes de sua viagem à China, iniciada no último dia 15.

O diretor de Operações da Aracruz Celulose, Walter Lídio Nunes, confirmou, na tarde de ontem, a negociação entre as duas empresas com o objetivo de viabilizar a área para a construção do estaleiro em Barra do Riacho. A Aracruz, historicamente, tem procurado contribuir com o que nos é possível para o desenvolvimento do Estado, enfatizou.

A outra empresa interessada na construção de estaleiro no Espírito Santo é a Keppel Shipyard. Os dirigentes da empresa estão no Brasil e, na próxima semana, visitarão Hartung para discutir o projeto. A idéia do governo estadual é que o estaleiro da Keppel seja construído no Extremo Sul, entre Marataízes e Itapemirim.

Os estaleiros da Jurong e da Keppel Shipyard, duas das maiores empresas mundiais do setor, que ficam em Cingapura, foram visitados por Hartung e comitiva, na visita oficial de 11 dias ao país. As duas empresas são tradicionais fornecedoras da Petrobras o que é um ponto facilitador para a atração dos investimentos para o Estado.

Balanço

Ontem, ao fazer um balanço da visita à China, Hartung disse que esta foi a mais produtiva entre todas as viagens que realizou em missão oficial. Os resultados, destacou, ficaram acima das expectativas. Segundo ele, os projetos dos estaleiros vêm em um momento em que as encomendas brasileiras cresceram muito alavancadas, principalmente, pelas descobertas de óleo na camada de pré-sal.

As encomendas das embarcações da Petrobras e da Transpetro, que deverão ser construídas nos próximos oito anos, segundo Hartung, acenderam o sinal de oportunidades para quem opera com estaleiros. Cada um dos estaleiros visitados pelo governador empregam cerca de cinco mil trabalhadores, e a implantação dos projetos no Estado abrirá oportunidades de emprego para os capixabas.

Novo porto a caminho

Está previsto para o próximo ano o início das obras do porto de águas profundas que será construído em Anchieta, no Litoral Sul do Estado. O terminal, que virá da parceria entre o grupo chinês Baosteel e a Vale, terá investimento de US$ 500 milhões (R$ 829 milhões) e capacidade para a movimentação de um volume de carga entre 40 e 50 toneladas por ano.

O terminal, inicialmente, seria construído totalmente pela Vale. Mas a Baosteel, que vai construir em parceria com a mineradora a Companhia Siderúrgica Vitória (CSV), queria ter participação acionária no porto que será a porta de saída para as 5 milhões de toneladas de placas de aço que serão produzidas anualmente pela CSV a partir de 2011.

Na visita do governador Paulo Hartung e comitiva à sede da Baosteel, em Xangai, na semana passada, foi fechada participação do grupo chinês na construção do terminal portuário, com a assinatura do memorando de entendimento entre a Baosteel, Vale e governo estadual. As duas empresas iniciarão nas próximas semanas os estudos para a elaboração do projeto do novo terminal.

É um porto importante para a economia local no presente e no futuro, porque contribuirá para que o Espírito Santo se firme como um grande provedor de logística para o país, enfatizou Hartung.

O novo terminal, com 23 metros de calado será o segundo porto de águas profundas no Estado. O primeiro foi o Porto de Tubarão, com 18 metros de calado.

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