Estudo

CNI e USP formam parceria para desenvolver indústria marítima

    A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Departamento de Engenharia Naval da Universidade de São Paulo (USP) formaram uma parceria para tornar a indústria naval brasileira mais competitiva ao longo dos anos, com padrões internacionais de produção. O objetivo idéia é organi...

Redação
23/04/2006 21:00
Visualizações: 1177
    A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Departamento de Engenharia Naval da Universidade de São Paulo (USP) formaram uma parceria para tornar a indústria naval brasileira mais competitiva ao longo dos anos, com padrões internacionais de produção. O objetivo idéia é organizar a cadeia produtiva para torná-la permanentemente competitiva, do aço ao navio. 
    O Brasil é um grande produtor de aço, possui indústrias desenvolvidas de eletrônica e de bens de capital, além de ter uma costa grande, que permite gerar demandas. A indústria naval é considerada importante para qualquer economia por envolver diversos setores no processo produtivo. 
    O setor foi desmontado em vários países a partir dos anos 70 por causa de mudanças na economia mundial. Hoje, cerca de 14 países conseguiram reestruturar o setor por meio de clusters, tornando competitiva toda a cadeia produtiva da indústria naval.
    É o caso , por exemplo, de Holanda, Coréia e Noruega. A parceria da CNI com a USP prevê a montagem de cluster no Brasil. Para isso, a CNI está chamando para o diálogo associações empresariais e empresas com interesse no desenvolvimento do setor. 
    A USP terá dois anos para fazer um diagnóstico do setor, identificar gargalos e oportunidades de negócios e apresentar sugestões de políticas empresariais e públicas. O estudo será financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
    As áreas abrangidas pelo projeto são: construção e reparação naval, equipamentos marítimos, atividades offshore, navegação em águas interiores, pesca, esporte e lazer náutico, indústria militar naval, navegação marítima e fluvial, portos, sistemas de defesa, regulação setorial e meio ambiente.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25