acesso a redes sociais
  • RSS
  • twitter
tabela de conversão
  • tabela de conversão
Anunciante no Portal Naval
  • anunciar no site
GNL

Com 30 milhões de metros cúbicos por dia, Petrobras alcança recorde de regaseificação de GNL

21/09/2020 | 11h12
Com 30 milhões de metros cúbicos por dia, Petrobras alcança recorde de regaseificação de GNL
Agência Petrobras Agência Petrobras

Petrobras concluiu com sucesso o teste de operação com vazão instantânea de 30 MM m3/dia (milhões de metros cúbicos por dia) de gás natural, realizado no terminal de regaseificação de gás natural liquefeito da Baía de Guanabara (TR-BGUA), no Rio de Janeiro, tornando-se o novo recorde mundial de regaseificação com Floating Storage and Regasification Unit (FSRU).

Todas as etapas foram acompanhadas por empresa certificadora, de forma a atestar a aptidão do TR-BGUA para operar nas novas condições propostas, sendo este um dos requisitos para a continuidade do processo de autorização da ampliação da capacidade operacional do TR-BGUA de 20 para 30 MM m³/dia junto às autoridades competentes, como o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Sobre a unidade

O TR-BGUA está localizado no complexo de terminais aquaviários da Baía de Guanabara (TABG), no Rio de Janeiro, próximo ao terminal da Ilha D’Água.

Revista TN PetróleoO terminal consiste em um píer tipo ilha com dois berços para atracação e amarração de um navio FSRU e de um navio supridor, na configuração cross jetty. A capacidade máxima de regaseificação atual do TR-BGUA é de 20 MM m³/d (@ 1 atm e 20°C), estando em processo de obtenção de novas licenças e autorizações para ampliação da capacidade para 30 MM m³/d (@ 1 atm e 20°C).

O gasoduto integrante do terminal possui 15 km de extensão, sendo 10 km submarinos e 5 km terrestres, e 28 polegadas de diâmetro, interligando o TR-BGUA à estação de recebimento de Campos Elíseos, onde ocorre a interconexão com a malha integrada de gasodutos de transporte.

Fonte: Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar
separador menu