CNI

Confederação defende privatização dos portos

<P>A Confederação Nacional da Indústria (CNI) enviou um estudo ao Governo defendendo a privatização dos portos e serviços de dragagem, assim como a ampliação do programa de transferências dos últimos terminais portuários ainda sob a tutela da União.</P><P>As teses constam do plano Reform...

A Tribuna - SP
17/01/2007 00:00
Visualizações: 440 (0) (0) (0) (0)

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) enviou um estudo ao Governo defendendo a privatização dos portos e serviços de dragagem, assim como a ampliação do programa de transferências dos últimos terminais portuários ainda sob a tutela da União.

As teses constam do plano Reforma Institucional do Setor de Transportes - Exigência para uma Economia de Alto Crescimento, um diagnóstico endereçado no final do ano passado aos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Paulo Sérgio Passos (Transportes) e Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Segundo o presidente do Conselho Temático de Infra-estrutura da CNI, José de Freitas Mascarenhas, a indústria já encomendou um outro levantamento para, agora, apontar opções de modelos para a gestão privada dos complexos. Esse novo documento deverá ser enviado às pastas somente no final do próximo mês.

O estudo ora nas mãos dos ministros detalha os principais problemas que o setor de transportes, vertente a vertente, enfrenta. No caso do serviço aquaviário, os destaques vão para a escassez da infra-estrutura e indefinições de competências após o advento da Lei de Modernização dos Portos (8.630/93), que consagrou o modelo de arrendamentos portuários ao capital privado.

Não por acaso, o documento contesta o papel - e exige uma solução - da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Segundo a CNI, em determinados momentos, o órgão, criado em 2001 para regular o setor, contraria as disposições da própria 8.630/93, anterior a sua implantação.

De acordo com Mascarenhas, o diagnóstico nasceu para balizar as medidas do setor neste segundo mandato do presidente Luiz Ignácio Lula da Silva (2007-2010). Observamos nesses últimos quatro anos quais foram as deficiências do sistema e estamos oferecendo alguns modelos de soluções ao Governo. Em relação à área de portos, talvez a melhor solução seja fazer a privatização, afirmou Mascarenhas ontem em entrevista a A Tribuna.

O transporte ferroviário é citado como exemplo. Diz o texto do estudo: “A privatização da atividade de transporte ferroviário explica, em boa medida, porque o quadro de crise constatado nos outros modais não se manifestou em relação a essa modalidade” 
Apesar de a Reforma ser um diagnóstico geral, sem especificação por complexo administrativo, ao ser questionado sobre o Porto de Santos, Mascarenhas destacou novamente a necessidade de uma administração privada. E, de pronto, argumentou: “Os portos estão com um hábito de fazer indicação de gestão política e isso não se coaduna com a necessidade de haver eficiência”.

Para Mascarenhas, as propostas de regionalização e estadualização do cais santista, evocadas ao sabor das conveniências de plantão, não são o caminho ideal. “Nosso foco é o modelo de gestão privada”, sentenciou.

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.